Em 60 segundos, todas as gerações do Honda Civic
O Honda Civic chegou ao Brasil no início dos anos 1990, quando foram reabertas as importações. Mas ele já circulava pelas ruas e estradas de muitos países desde 1972, e já chegou à sua 10a. geração. Conhece no vídeo abaixo as principais evoluções da carroceria hatch -a mais interessante dos Civic e há tempos não disponível aqui- ao longo dos tempos.
O Honda Civic dispensa apresentações —é o carro mais importante da marca desde os anos 1970. Desde a sua apresentação em 1972, não parou de evoluir e crescer. É esse crescimento o que mais se destaca no filme, que mostra em 60 segundos a evolução do primeiro até o mais recente dos Civic (só os hatch) na sua versão esportiva Type-R.
O primeiro Civic
O primeiro Honda Civic era um carro 100% novo e tomou o lugar do pequeno N600, versão do kei car N360 destinada aos mercados internacionais como a Europa e os Estados Unidos. O novo Civic era quase duas vezes maior que o N600. Cresceu para todos os lados, duplicou o número de lugares, de cilindros e de tamanho do motor, e que permitiu ao Civic até subir de segmento.
O primeiro Civic trazia carroceria de duas portas, motor de quatro cilindros com 1,2 litros e 60 cv, discos de freio dianteiros e suspensão independente traseira. Entre as opções disponíveis encontrava-se a caixa de câmbio automática de duas velocidades e até ar condicionado. As dimensões eram diminutas; é ligeiramente mais curto, e muito mais estreito e baixo do que um Fiat 500 atual. O peso também é reduzido, de 680 kg.
O último Civic
Seguir a história das várias gerações do Civic pode ser complexo. Isto porque durante várias gerações, havia modelos diferentes para determinados mercados, uns bem aceitos, outros beirando o fiasco. E apesar de compartilharem entre eles as plataformas, os Civic americanos, europeus, brasileiros e japoneses diferiam bastante na forma.
Algo que parece ter terminado com a apresentação da geração mais recente do Civic, a décima, apresentada em 2015. Recorre a uma plataforma totalmente nova e apresenta-se com três carrocerias: sedã de dois e três volumes e cupê, vendido nos Estados Unidos.
É um dos mais interessantes do segmento, ultrapassando os 4,5 metros de comprimento, praticamente um metro mais longo do que o primeiro Civic. É também 30 cm mais largo e 10 cm mais alto, e a distância entre-eixos cresceu cerca de meio metro. Naturalmente é também mais pesado, duas vezes mais que a primeira geração.
Apesar do gigantismo e obesidade, o novo Civic europeu (1.0 turbo) apresenta consumos equiparáveis à primeira geração. Sinal dos tempos…