Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

FCC4: conceito esconde a nova pickup da Fiat?

Compartilhe!

a1 a2 a4 a5 a10 a12

A Fiat se destacou no Salão do Automóvel de São Paulo, Brasil com a apresentação do imponente conceito FCC4, um veículo viaja por diversos terrenos do mundo do automóvel, resultando num dos mais intrigantes concept cars mostrados pela marca nos últimos tempos. Quem olhar com atenção, vai descobrir que o FCC4 esconde alguns detalhes que serào usados na futura pickup da Fiat.

A cor azul metálica do FCC4 é seu detalhe mais discreto, pois de resto é preciso parar e olhar tudo com atenção. E mais de uma vez.  E o que é esse FCC4? Generoso nas dimensões, tem 5 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,6 m de altura, o FCC4 (de Fiat Concept Car 4) é, segundo a marca, um cupê de quatro portas. Quem quiser, enxerga nele uma pickup cabone dupla estilizada.

O ideal é desconstruir mentalmente o Fiat FCC4, e assim identificar nele um mix de veículos. A parte inferior remete para o mundo das SUVs, com linhas robustae e boa altura ao solo, com rodas e pneus grandes e bordas dos pára-lamas com contornos mais retos. Mas ao usar uma carroceria de três volumes, deixa de ser um SUV e se aproxima dos sedãs mais aerodinâmicos e esportivos, os cupês de quatroportas. O bom espaço interno é revelado pela ampla área envidraçada, com a coluna C “flutuante: , destacada e separada dos vidros. Herança, por exemplo, do estilo da Ferrari 599.

A traseira do FCC4 mostra outras influências. É alongada e plana o suficiente poara lembrar uma pickup, exatamente o veículo que a Fiat está preparando para o mercado brasileiro. Há o curioso detalhe da abertura assimétrica da tampa traseira.

CONCEITO NACIONAL

Desenhado pelo Fiat Design Center Latam, o centro de desenho da Fiat na América Latina, o FCC4 é o quarto conceito desenhado por este centro. Também comprova o estágio de maturidade desta unidade da empresa. Os dois primeiros FCC eram apenas exercícios de estilo, lúdicos demais para serem levados a sério. Já o FCC3, o Fiat Mio foi além e mostrou um carrinho urbano futurista. E viável. O FCC4 chegou com um nível de desenvolvimento bem mais avançado e maduro, apesar de não existirem imagens do interior ou referências ao uso de uma plataforma ou conjunto motriz. A pickup dever’;a ser feita na mesma plataforma do Jeep Renegade.

As especulações apontam na direcção de que o FCC4 vai ser mesmo o ponto de partida para a nova pickup. Basta observar as imagens laterais do conceito e ver ali uma bela silhueta de pickup Fiat e Mitsubishi assinaram recentemente um acordo que permitirá à Fiat usar a futura Mitsubishi L200para ter um modelo com o seu símbolo e carroceria própria, posicionando-se acima da atual Strada, com lançamento previsto para 2016. Mas os comentários indicam que essa pickup não será para o Brasil. Então, tudo indica que o Fiat FCC4 é a primeira idéia de como será a futura pickup nacional da Fiat.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español