Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Fordzilla P1: do digital para o mundo real

Compartilhe!

A equipe da Ford de “eSports” decidiu trazer para o mundo real o primeiro carro de competição virtual, concebido em colaboração entre os próprios jogadores e uma marca de automóveis: o radical Team Fordzilla P1. É um carro criado por jogadores de vídeogames, para jogadores de vídeogames. Um mundo diferente do que estamos acostumados. É um carro para ser piulotado em games, mas que ganhou um modelo em escala 1/1.

A trajetória do carro de corrida Team Fordzilla P1 começou em março deste ano, quando os jogadores foram convidados a votar nos componentes e características do carro no Twitter, incluindo a configuração dos assentos, posição do motor e definição do cockpit. Quase 250 mil votos de fãs foram inseridos durante todo o processo.

O Team Fordzilla P1 apresenta exterior desenhado por Arturo Ariño e interior que foi a visão de Robert Engelmann, ambos designers da Ford.

O carro de corrida é construído em torno da estrutura parcialmente coberta por uma bolha grande e transparente, como a carlinga de um avião caça, protegendo o piloto e co-piloto. A cobertura transparente não só amplia os limites entre o exterior e o interior, como também realça a posição de pilotagem do carro, semelhante à da Fórmula 1.

O exterior deste carro de corrida é a combinação de uma dianteira elegante tipo GT com para-lamas dianteiros cuidadosamente esculpidos e painéis de carroceria extremamente bem trabalhados. A traseira é completamente exposta, aerodinâmica e pura, como pedem as pistas de corrida. Considerando que Arturo Ariño claramente se inspirou no Ford GT, não é impossível pensar nesse carro equipado com o motor 3.5V6 EcoBoost. Mas sempre para o mundo virtual.

No cockpit, temos muitos painéis de LED, mantendo o piloto e copiloto atualizados sobre o estado da pista na sua visão periférica. Além disso, uma tela integrada ao volante permite a troca de dados online com a equipe nos boxes. Todo o interior é concebido para ajudar o piloto a minimizar qualquer tipo de distração durante uma corida e aumentar o prazer da competição.

O Team Fordzilla P1 é o primeiro carro da Ford construído digitalmente, sem qualquer interação pessoal ao longo de todo o processo. Devido à atual pandemia, foi concebido por uma equipe que nunca se tinha encontrado, trabalhando à distância, espalhada por cinco países diferentes, e foi construído em apenas sete semanas, menos de metade do tempo que normalmente levaria.

O resultado final é um modelo em tamanho real, com proporções definidas e visual inconfundível.

Criado por gamers e para gamers, o supercarro apresenta alguns toques especiais que falam à comunidade de simulação de corridas. No assoalho, à frente do banco do copiloto, está a mensagem “AFK” (Away From Keyboard), um lembrete lúdico de que os ocupantes desse assento estão longe do teclado.

Um gráfico “#levelup” assinala que os jogadores e pilotos de corridas têm como objetivo melhorar cada vez a forma com que jogam ou correm, enquanto um gráfico “#liftoff” lembra a transição deste carro de corrida do mundo virtual para o real.

Team Fordzilla no Twitter: "📢The #TeamFordzillaP1 Hub is here 📢 👉Access  never-seen-before P1 exploration sketches 👉Become a designer for the day  with downloadable activities 👉Watch exclusive content from our team  captains 🖱Visit

Na frente do carro, junto ao spoiler inferior, está a mensagem mais importante; um lembrete “GLHF” (Boa sorte e divirta-se) a cada jogador e piloto de corridas para se divertirem verdadeiramente e desfrutarem da viagem.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español