Classic CarsSlide

Fumaça azul dos DKW em Poços de Caldas: “XIX Blue Cloud”

Compartilhe!

 A 19ª edição do “Blue Cloud – Encontro Internacional de Veículos DKW/Vemag”, reconhecido como o maior encontro de modelos DKW das Américas, aconteceu entre os dias 24 e 27 de agosto de 2023, em Poços de Caldas. O já tradicional evento reuniu público, admiradores e proprietários de DKW/Vemag para um encontro que foi recheado de atrações culturais. 

por Ricardo Caruso



O Blue Cloud a cada ano atrai fãs dos modelos DKW de várias regiões do Brasil e também participantes da Argentina. Este ano o “Blue Cloud” prestou homenagem ao DKW 1000 SP, modelo lançado em 1958 que agora completa 65 anos. O Auto Union 1000 SP foi um carro esportivo produzido na Alemanha pela Auto Union a partir de 1958. Ele era equipado com o motor de três cilindros, dois tempos e 981 cm3. Cerca de 5.000 cupês e 1.640 conversíveis foram produzidos entre 1958 e 1965. Em 1959, 50 modelos foram produzidos com motor V6 de dois tempos e 1280 cm3. O carro tem óbvia inspiração estilística no Ford Thunderbird 1955/56/57, e algumas unidades chegaram ao Brasil na época.


O “Thunderbird” da Auto Union: 1000 SP foi o homenageado do encontro.

O evento buscou incorporar as influências culturais das regiões envolvidas, em especial São Paulo (onde o carro era fabricado), Minas Gerais (sede do evento)e Alemanha(origem da DKW e Auto Union).Os números deste ano incluíram mais de 150 carros, 40 stands no Mercado de Pulgas, ocupação de pelo menos 250 quartos nos hotéis da cidade, participação de cerca de 15 mil visitantes ao longo dos quatro dias e a criação de aproximadamente 150 empregos temporários. 

Além dos incontáveis DKW Vemag (sedã, wagon Vemaguet, Fissore, Malzoni e Candango), destaque para dois sedãs vindos da Argentina e para três carros levados ao evento pelo jornalista Flávio Gomes: os raros Trabant, Wartburg 353S e Wartburg 311.



A programação permitiu imersão no universo do antigomobilismo, além de oportunidades de apreciar a gastronomia local e apresentações musicais. O destaque musical foi um tributo ao grupo paulistano Demônios da Garoa, que comemora 80 anos de carreira. Pontos negativos: a péssima conservação das vias da cidade, excesso de lombadas sem placas de aviso, absurdo uso de charretes para “passeios” de turistas (isso está sendo abolido em todo o mundo civilizado) e alguns comerciantes do mercado municipal da cidade, que não expõem suas mercadorias com preços (que é obrigatório por lei), que são inflacionadas nos finais de eventos e em datas de eventos na cidade. De resto, uma interessante festa.





Compartilhe!
1716352283