GOL RALLYE GANHA SUA QUARTA VERSÃO
A Volkswagen apresentou a nova edição do Gol Rallye, que chega agora ao mercado como integrante da linha 2014 da marca. Esta é a quarta versão Rallye da história do Gol –o primeiro surgiu em 2004 (G3), o segundo em 2007 (G4) e o terceiro em 2010 (G5). O modelo é equipado com motor 1.6 EA-111 VHT Total Flex, que tem potência máxima de 104 cv a 5.250 rpm e 15,6 mkgf de torque máximo a 2.500 rpm, com etanol. Quando abastecido com gasolina (E22), são 101 cv a 5.250 rpm e o torque de 15,4 mgfm a 2.500 rpm. A carroceria é sempre de quatro portas.
O modelo é oferecido com câmbio manual ou automatizado ASG (Automated Sequential Gearbox), na versão I-Motion –uma boa alternativa aos câmbios automáticos, em grandes cidades– ambos com cinco marchas.
O estilo do Gol Rallye é marcado pela robustez e elegância do conjunto do novo pára-choque, pintado na cor da carroceria e com aplique central, que incorpora os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e tem a borda inferior destacada com a pintura “chrome effect”.
DETALHES
A grade do radiador é do tipo colmeia, com friso cromado, trazendo em destaque o logotipo Rallye cromado e, ao centro, o novo emblema VW sobre fundo preto brilhante. Os faróis de dupla parábola têm moldura escurecida, enquanto o pára-brisa, com a borda superior escura, dá um toque diferente ao carro.
O espírito dinâmico do Gol Rallye se destaca nas laterais. A suspensão elevada, onde se destacam as novas rodas de liga-leve de 16 polegadas com o design Pikes, de pintura preto brilhante e acabamento diamantado (opcionalmente, na cor prata escurecida) e pneus 195/50-16. As molduras dos pára-lamas são em material texturizado escuro.
As maçanetas das portas, pintadas na cor da carroceria, e as carenagens dos espelhos retrovisores, com luzes indicadoras de direção ganharam nova pintura. Caso a cor da carroceria seja a Prata Sirius, os espelhos terão a mesma cor da carroceria.
O adesivo com a identificação Rallye, colocado na parte inferior das portas, possui desenho especial –simulando respingos de lama- o que reforça o espírito aventureiro do modelo. Nos carros com cores claras, o detalhe é preto; para as opções escuras, foi adotado um tom mais claro para a faixa, em cinza.
Na traseira, o conjunto do pára-choque é na cor da carroceria e pintura preta na parte inferior, com um aplique central e refletores nas extremidades, ressaltando a ponteira cromada do escapamento. O local da placa traseira é coberta por um adesivo preto fosco, mesma cor adotada no defletor de ar instalado sobre o vidro traseiro. O logotipo Rallye está posicionado com destaque na lateral da tampa do porta-malas.
INTERIOR
O espírito esportivo se mantém no interior do carro, onde teto e colunas são revestidos de tecido com tom cinza. Detalhes exclusivos reforçam esta percepção, como a pedaleira esportiva, o painel de instrumentos com nova pintura da ilha central em cinza e a manopla alavanca do câmbio.
O controle dos faróis é por interruptor rotativo, as soleiras internas são cobertas por adesivos e a pedaleira é esportiva, de alumínio escovado. Os bancos do Gol Rallye têm novos desenhos e são forrados com tecidos que utilizam fios de PET reciclado. A faixa central tem detalhes em baixo relevo e o logotipo Rallye bordado. Opcionalmente, os bancos podem ter outro tipo de revestimento em “Native”, também com logo Rallye bordado.
Na parte traseira dos encostos dos bancos dianteiros há porta-mapas e sua parte inferior é recoberta com carenagem plástica, com porta-objetos incorporado. O revestimento interno das portas utiliza novo tecido, também produzido com fios de PET reciclado. O porta-malas é totalmente revestido de carpete e possui luz de cortesia e rede para fixação de volumes.
Opcionalmente, o Gol Rallye pode ter volante multifuncional com comandos integrados do rádio e do I-System. Na versão I-Motion, o volante pode incluir “shift paddles” para troca manual de marchas. O novo rádio global dos Volkswagen inclui CD Player com MP3, entrada USB e conexão Bluetooth para telefone celular com áudio streaming, que possibilita ouvir músicas armazenadas no telefone celular.
É oferecido de série o “pacote conforto”, que inclui alarme central, travamento com controle remoto, espelhos com regulagem elétrica, vidros traseiros elétricos e ar-condicionado. Entre os opcionais são oferecidas a forração em couro “Native”, com banco traseiro bipartido, a função “Coming and Leaving Home” de controle automático dos faróis e a lanterna de neblina traseira.
MECÂNICA
Garantindo agilidade em terrenos irregulares e a transposição de obstáculos com maior desenvoltura, o Gol Rallye foi elevado em 28 mm em relação à versão 1.6, sendo 23 mm na suspensão e 5 mm com os novos pneus 195/50-16. Os amortecedores e molas são exclusivos da versão.
O Gol Rallye acelera de zero a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 181 km/h (em quinta marcha), com etanol. Abastecido com gasolina, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 10,6 segundos e chega a 179 km/h de velocidade máxima. Com câmbio I-Motion, faz o 0-100 km/h em 10,9 segundos e atinge 181 km/h de velocidade máxima (etanol). E com gasolina, os números são de 11,1 segundos de aceleração 0-100 km/h e 179 km/h de velocidade máxima.
O novo Gol Rallye é oferecido em seis cores: três sólidas (Branco Cristal, Vermelho Flash e Preto Ninja), três metálicas (Prata Sirius, Cinza Spectrus e Vermelho Apple) e a especial de lançamento, Amarelo Solaris.