Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

GOODYEAR QUER FAZER PNEUS COM ÓLEO DE SOJA

Compartilhe!

A mais recente descoberta divulgada pela Goodyear pode beneficiar o meio ambiente e o consumidor: o petróleo utilizado no fabricação de pneus pode ser reduzido em até 26,5 milhões de litros por ano e a vida útil dos pneus pode aumentar até 10%. Mágica? Nada disso. Testes realizados na fábrica da Goodyear, em Lawton (Oklahoma), permitiram descobrir que os componentes de borracha feitos a partir de óleo de soja se misturam melhor com a sílica utilizada na fabricação de pneus.

Esta é uma inovação que torna a produção de pneus mais eficiente,  garantindo menor consumo de energia e de emissões de gases de efeito estufa. Os protótipos dos pneus fabricados em Lawton vão ser testados em San Angelo (Texas), nos próximos meses. Se os resultados forem positivos, a Goodyear espera que os consumidores passem a comprar pneus feitos com óleo de soja a partir de 2015.

O óleo de soja é mais uma iniciativa que a Goodyear está pesquisando atualmente em busca de matérias-primas renováveis. Para isso, a Goodyear e a DuPont Industrial Biosciences estão trabalhando juntas para desenvolver a BioIsoprene, uma alternativa biológica revolucionária ao isopreno (derivado de petróleo). A BioIsoprene pode ser usada no fabricação de borracha sintética, que por sua vez é uma alternativa para a borracha natural, e vai permitir redução da dependência de produtos petrolíferos por parte da indústria.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español