GRUPO VOLKSWAGEN: MAIS 10 FÁBRICAS NO MUNDO
A Volkswagen tem planos para construir 10 novas fábricas nos próximos anos, conforme anunciou o CEO do grupo alemão, Martin Winterkorn, durante a conferência anual de investidores em Wolfsburg, Alemanha, sede do grupo. Segundo o big boss, sete dessas novas unidades serão construídas na China, mercado onde a marca alemã registou um crescimento de vendas na ordem dos 40% em 2012 e onde já conta com 12 fábricas. A meta da Volkswagen é tornar-se o maior fabricante de automóveis do mundo, e a aposta na China é atingir a venda de quatro milhões de veículos por ano em 2018, o que se traduzirá num aumento de 60%.
Além do investimento na China, o CEO do grupo anunciou ainda que serão investidos, nos próximos três anos, 33 mil milhões de euros na Europa. Adicionalmente, a Volkswagen deverá iniciar a produção de um novo SUV de sete lugares nos Estados Unidos, mais propriamente uma versão do CrossBlue Concept, segundo o chefe de produção da marca, Michael Macht.
Mas, os alemães está ainda decidindo se será necessário a construção de uma nova fábrica nos Estados Unidos ou se é preferível optar pela expansão das instalações de Chattanooga, Tennessee, onde atualmente é produzido o Passat. Em relação ao mercado norte-americano, o chefe de vendas da Volkswagen, Christian Klinger, disse ainda que existe a possibilidade de virem a ser construídos até cinco novos modelos específicos para os Estados Unidos.
JFF