HiPhi é a nova marca de elétricos chinesa de olho na Europa
Uma nova marca chinesa de carros elétricos também está tentando se estabelecer fora da China. É o que se viu no recente Salão de Munique. A marca é a HiPhi, que provavelmente você nunca ouviu falar. Ela chega na Europa com três modelos, os X, Y e Z, que serão vendidos inicialmente na Alemanha, depois em outros países do Velho Continente. Os carros impressionam pelo desenho.
por Marcos Cesar Silva
Na Europa, muito se fala sobre a chegada da marca HiPhi. Seu SUV, o Model Y, foi apresentado em Xangai no ano passado e provavelmente será a grande estrela da marca por lá. Afinal, hoje os SUVs são mais populares do que qualquer outro tipo de veículo. O Y só será comercializado depois que os outros dois forem colocados à venda. O X é uma espécie de wagon média, que os europeus chamam de “crossover”, e o Z é um sedã de aparência bastante esportiva.
Onde a HiPhi se destaca é em sua estratégia de marketing: sempre visando o comprador mais exigente. Pense em Audi e Porsche. O HiPhi X custará cerca de US$ 120 mil na Alemanha, muito menos que seus concorrentes alemães. Este é um preço 30% maior do que o praticado na China. Vamos apostar que ele será um pouco mais equipado também, pois os motoristas alemães são mais exigentes quando o assunto é o conforto e comportamento de estrada de seus veículos.
O HiPhi Z é um sedã que deve competir com o Porsche Taycan. Seu preço de varejo é de US$ 130 mil, bem menos que seus concorrentes locais. Sua parte mecânica é capaz de produzir nada menos que 672 cv, com torque de 82 mkgf. Sua autonomia é de 555 km por carga, no ciclo europeu, uns 400 a 450 km no cálculo real.
Em suma, a HiPhi vai adoçar a boca do mercado europeu para sentir o terreno. Note-se que este não é o único grupo chinês recente a tentar invadir a Europa. A Nio, que há muito é apelidada de “Tesla da China”, também está preparando sua entrada em alguns países do norte da Europa, oferecendo qualidade e preço razoável. Exatamente o que a BYD esta fazendo no Brasil…