HWA EVO: a “harmonização” na Mercedes-Benz 190E EVO II
Uma atualização da clássica Mercedes-Benz 190E 2.5-16 EVO II -feita pela empresa alemã HWA- não vai se limitar a apenas um carro; serão feitas 100 unidades desse esportivo, entregues no final de 2025.
por Marcos Cesar Silva
Quando se fala em carros marcantes dos anos 1990, a Mercedes-Benz 190E 2.5-16 EVO II obrigatoriamente faz parte dessa lista -e com louvor- tanto pela sua aparência absolutamente agressiva como pelas sua brilhante carreira na DTM. A maravilha exagerada do kit aerodinâmico seduziu a todos, mas por ser um modelo especial de homologação, só foram feitos 502 exemplares, o que explica e justifica os preços exorbitantes que são pedidos até hoje.
Por isso, não causa espanto que a alemã HWA —sediada em Affalterbach e fundada por Hans Werner Aufrecht, o “A” e um dos criadores da AMG—, tenha escolhido a EVO II como destaque para celebrar o 25.º aniversário da empresa. Batizada de HWA EVO, este “tributo” não será único, como já dissemos antes: serão feitas 100 unidades, a US$ 800 mil cada!
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Por enquanto só foram divulgados estas imagens, que exibem uma 190E EVO II já com detalhes diferentes, só que o HWA não será baseado nesta Evo II. O status de “raridade absoluta” do carro original faz com que o HWA EVO seja montado a partir de outras Mercedes-Benz 190E (W 201) mais comuns.
O que falta saber são as especificações finais, que ainda não foram anunciadas. Bom lembrar que a 190E EVO II original tinha motor 2.5 de quatro cilindros e 235 cv, preparado pela Cosworth. Como é praticamente impossível encontrar pelo mundo 100 motores do EVO II disponíveis, fica a curiosidade: o que será instalado debaixo do capô desta obra-prima? Logo saberemos…