SlideTecnologia

Ram 1500 Revolution elétrica: a “ramvolução”…

Compartilhe!

A Ram apresentou o conceito 1500 Revolution BEV na CES 2023, em Las Vegas, que antecipa o modelo elétrico de produção, que deve ser revelado nos próximos meses e confirmado para chegar às concessionárias norte-americanas em 2024.

por Ricardo Caruso

A Ram está um pouco atrasada para a festa de apresentação de sua picape elétrica, mas as alegações da marca fazem parecer que vale a pena esperar. A marca disse que o planejado 1500 BEV será líder quando se trata de medidas importantes, como capacidade de reboque e carga útil, bem como autonomia e tempos de carregamento.

Isso é de grande importância, diante do impressionante desempenho das picapes elétricas que já foram lançadas, como a Rivian R1T e a Ford F-150 Lightning.

Em comparação com essas picapes, bem como o próximo Chevrolet Silverado EV e o GMC Sierra EV Denali, a 1500 Revolution BEV tem desenho mais ousado, que procura misturar detalhes de estilo de uma picape tradicional com as de um SUV elegante. Ele também possui tampas de abertura lateral na parte traseira (como a Fiat Toro), não possui colunas B e substitui os espelhos retrovisores laterais por um sistema baseado em câmeras.

Embora seja improvável que o não uso de colunas B ou câmeras no lugar dos espelhos cheguem à produção, a forma da sua longa cabine deve permanecer. A Ram disse que o tamanho compacto dos motores elétricos significava que a cabine poderia ser esticada mais para a frente, resultando em uma cabine que é cerca de 10 cm mais longa em comparação com o atual 1500. O comprimento da caçamba é basicamente o mesmo entre as duas picapes.

Ram 1500 Revolution BEV conceito

A cabine mais longa permitiu que os desenhistas incorporassem uma terceira fila de bancos, com assentos mais elevados. Esses bancos são montados junto a uma “porta” central elétrica, com uma janela também de acionamento elétrico. A arquitetura de veículo elétrico também permite uma passagem que se estende para o porta-malas dianteiro, permitindo que objetos de 5,5 metros de comprimento sejam acomodados, equipados com tampa central abertas e as tampas traseiras da caçamba fechadas.

Na frente da cabine, os faróis tem estilo “diapasão”, desenho que se repete no painel, que abriga duas telas que formam uma grande tela de 28 polegadas. Tecnologias adicionais incluem head-up display com realidade aumentada, sistema de direção autônoma de Nível 3, sistema de câmera de visão 360o e um assistente virtual alimentado por Inteligência Artificial. Esta Ram também possui um recurso ativado por voz que permite que ele siga seu proprietário por curtas distâncias, o que pode economizar tempo se a picape precisar ser movido ligeiramente, como em um local de trabalho ou em uma garagem.

Ram 1500 Revolution BEV conceito

O conceito usa uma plataforma EV (veículo elétrico) conhecida como STLA Frame EV. Um dos quatro projetos modulares que sustentarão os futuros EVs em toda a linha na empresa-mãe da Ram, a Stellantis, o STLA Frame EV foi projetado para veículos de carroceria sobre chassi, como picapes, SUVs grandes e algumas vans comerciais e, em algumas configurações, oferecerá até 800 km de autonomia. A Ram não disse qual o alcance que o 1500 BEV terá ou qual será o tamanho da bateria, mas a montadora disse que, para o conceito, um carregador rápido DC de 350 kw pode adicionar até 160 km em apenas 10 minutos.

A tração vem de motores elétricos dianteiros e traseiros. Motores maiores podem ser usados para um modelo de alto desempenho, disse a marca. Em outras palavras, não se surpreenda se o futuro 1500 BEV eventualmente gerar uma versão como a atual 1500 TRX. A plataforma STLA Frame EV também suporta direção traseira e sistema de autonivelamento.

Ram 1500 Revolution BEV conceito

As rodas de liga-leve têm 24 polegadas de diâmetro, e Ram disse que os para-lamas podem acomodar pneus de até 35 polegadas de diâmetro.

Apesar da chegada iminente do 1500 BEV, a Ram ainda não planeja abandonar o motor de combustão interna. A montadora, no entanto, eletrificará sua linha completa nos próximos anos, anunciou na CES, incluindo a adição de um possível híbrido plug-in Ram 1500 REV.


Compartilhe!
1716550555