Tecnologia

Elétrico, inovador e pronto: NanoFlowcell Quantino

Compartilhe!

A pequena NanoFlowcell vai apresentar no Salão de Genebra o Quantino, a sua ideia para um modelo elétrico, com a particularidade de já ser um veículo de pré-série, pronto para entrar em fabricação.

csm_2016-02-02_QUANTiNO_def34295c5

O Quantino será apresentado no evento suíço com a promessa de ser um veículo elétrico de nova geração, com sisVolts.tema de propulsão baseado na tecnologia de célula de combustível de 48 Volts.

Ainda no campo técnico, o NanoFlowcell Quantino surge com quatro motores elétricos, tendo no total 110 cv. Consegue atingir a velocidade máxima de 200 km/h. Tem dois tanques de 175 litros, o que garante autonomia estimada de cerca de 1000 km, sendo que o reabastecimento do “líquido iônico”, como é chamado pela marca do Liechtenstein, não demora mais do que o tempo gasto numa bomba de combustível comum.

A solução utilizada pela NanoFlowcell diferencia-se das demais por recorrer a uma bateria de fluxo, isto é, um sistema de dois tanques com líquidos ionizados, um positivo e outro negativo, que ao serem combinados geram reação eletroquímica capaz de produzir energia elétrica. A maior dificuldade estará na implementação de um sistema de postos de abastecimento capaz de oferecer aos dois tanques os líquidos respectivos.

O Quantino deverá ser produzido em pequena escala já no final deste ano, estando em seus derradeiros testes de uso ao longo dos primeiros meses de 2016.


Compartilhe!
1716478576