CarrosSlide

Pelo INCEPTION CONCEPT, o futuro da Peugeot será espetacular

Compartilhe!

A Peugeot acaba de exibir o conceito que é comentado há meses, o espetacular Peugeot INCEPTION CONCEPT. De acordo com a própria marca, é um modelo que oferece a visão dos futuros modelos elétricos do fabricante francês, que tem desenho exterior e interior revolucionário, que inclui a próxima geração do PEUGEOT i-Cockpit e o inovador sistema de controle Hypersquare com tecnologia Steer-by-Wire.

por Ricardo Caruso

A Peugeot escolheu o badalado evento norte-americano do CES (Consumer Electronics Show) —um país do qual já está ausente do mercado desde 1991— para apresentar o Inception Concept, o Peugeot do futuro. E tal como o nome Inception indica —inceptio em latim, significa “o início”— é interessante conhecer essa ideia pelo seu visual realmente impressionante.

A primeira boa surpresa é o fato de se tratar de um sedã muito baixo e longo, o que desafia as imposições atuais em que todas as silhuetas mostram apenas SUVs, de todos os tamanhos, e sempre altos.

A Peugeot afirmou que este é mais do que um conceito, e sim a inspiração para os seus futuros produtos a partir de 2025, com o objetivo de trazer a maioria das inovações deste conceito para a produção.

Baseado na plataforma STLA Large, o INCEPTION CONCEPT totalmente elétrico é alimentado por uma bateria de 100 kWh, que permite 800 km de autonomia. Com dois motores elétricos, o INCEPTION CONCEPT produz quase 700 cv de potência e acelera de zero a 100 km/h em menos de três segundos.

Peugeot INCEPTION CONCEITO

Como você pode ver nas imagens, a nova linguagem de estilo é mais simples e refinada. Na frente, apresenta uma “assinatura” luminosa completamente nova, que incorpora a representação de garras incorporado à grade para criar um único objeto que também abriga os diversos sensores. Consiste em uma única peça de vidro com o logotipo da Peugeot no centro, ampliado pelo efeito luminoso em 3D.

O desenho do INCEPTION CONCEPT incorpora 7,25 m2 de vidros na carroceria, para criar uma cápsula de vidro para o habitáculo que vai até os pés do motorista e do passageiro da frente.

O INCEPTION CONCEPT recebeu uma silhueta bastante baixa (1,34 m) e tem 5 m de comprimento. Baseia-se na plataforma STLA Large, uma das quatro futuras plataformas “BEV-by-design” do Grupo Stellantis. Graças às formas e à plataforma, o consumo do concept é extremamente baixo, algo como 12,5 kWh a cada 100 km rodados, semelhante ao Fiat 500 elétrico.

Dois motores elétricos compactos, um à frente e outro atrás, fazem do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT um veículo de tração nas quatro rodas; a potência combinada é de 500 kW, o mesmo que 680 cv! Graças à tecnologia 800 V, carrega também muito depressa, ao ritmo de cerca de 30 km por minuto, e permite ainda carregar por indução, sem recorrer ao uso de cabos.

No interior, encontramos o novo sistema de controle Hypersquare e um também novo e mais intuitivo i-Cockpit. Inspirado nos videogames, ele elimina o volante convencional em favor de controles elétricos digitais e tecnologia de direção por fio.

O centro do Hypersquare é um tablet dedicado à distribuição de informações de controle. Os ícones das diferentes funções (ar condicionado, comando de rádio e outros) são exibidos nos dois painéis laterais para fácil acesso ao controle escolhido.

A marca revelou ainda que nos próximos dois anos vai lançar cinco novos modelos 100% elétricos e, até 2030, todos os automóveis PEUGEOT vendidos na Europa serão elétricos.


Compartilhe!
1713503718