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Impressionante: Dodge apresenta seu primeiro muscle car elétrico

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O resumo é: a próxima geração do Dodge Charger eletrifica uma lenda. O Charger manterá o título de muscle car mais rápido e potente do mundo. Quem ajuda a manter essa posição é a versão Daytona “Scat Pack” 2024, a mais potente da nova linha, que oferece até 670 cv de potência máxima, zero a 100 km/h em 3,3 segundos e cumpre o quarto de milha em aproximadamente 11,5 segundos. Assim, a Dodge inaugura uma nova era na história do automóvel ao apresentar o -até agora- primeiro e único muscle car elétrico do mundo e o primeiro muscle car multi-energia da marca, ou seja, o carro pode ser comprado com motor a combustão ou elétrico .

por Ricardo Caruso

Dodge revela seu primeiro muscle car totalmente elétrico e é uma fera impressionante

O novo Dodge Charger tem tração integral de série em todos as versões e oferecerá opções multi-energia graças a modelos como o SIXPACK HO, alimentado pelo motor de seis cilindros em linha 3.0 Twin Turbo Hurricane de alto desempenho e pelo Dodge SIXPACK de 420 cv, alimentado pelo mesmo motor 3.0.

Modelos cupê Charger Daytona Scat Pack 2024 totalmente elétrico e do Charger Daytona R/T a combustão começarão a ser produzidas em meados de 2024. A produção dos modelos elétricos Daytona Scat Pack de quatro portas e R/T começará no primeiro trimestre de 2025.

Os Dodge Charger SIXPACK HO e Dodge Charger SIXPACK SO também estão programados para iniciar a produção no primeiro trimestre de 2025.

O novo Dodge Charger será produzido na fábrica de Windsor, Ontário, no Canadá.

O novo Dodge Charger foi apresentado nos Estados Unidos como o primeiro muscle car totalmente eletrificado. Os modelos Dodge Charger de próxima geração representam os primeiros veículos a utilizar a plataforma STLA Large da Stellantis para carros elétricos.

Os Charger Daytona elétricos e com tração integral são movidos por um powertrain de 400 V, que oferece desempenho equivalente ao motor V8 superalimentado. O sistema incorpora uma bateria de alta tensão, um módulo de carregamento duplo integrado e módulo de propulsão elétrica dianteiro e traseiro.

Tanto o conjunto dianteiro quanto o traseiro apresentam arquitetura “3 em 1” (inversor, caixa de câmbio e motor), cada um gerando 335 cv (250 kW) e 40 mkgf de torque. A química de níquel-cobalto-alumínio das células das baterias é eficiente e fornece mais energia por grama.

A bateria oferece uma capacidade de 100,5 kW.

O modelo vem com recursos de desempenho, incluindo o modo “PowerShot”, com energia extra ; modos para corridas de arrancada, “Donut” e “Drift”, e rodas de 20 polegadas.

O novo Dodge Charger oferece a melhor capacidade de carga e armazenamento da categoria, com amplo porta-malas e bancos traseiros rebatíveis. A área de carga traseira máxima é de 1.090 litros, 133% mais volume de carga que o Charger anterior. A área livre na dianteira por conta do tipo de motorização (chamada de “frunk”) oferece 42 litros adicionais de armazenamento.

Espera-se que o Daytona R/T tenha pouco mais de 510 km de autonomia, enquanto o Daytona Scat Pack de alto desempenho oferece 420 km de autonomia totalmente elétrica .

A capacidade de carregamento das baterias é estimada em aproximadamente 15,9 km por minuto para o Daytona R/T e 13 km por minuto para o Daytona Scat Pack, usando um carregador rápido de 350 kW.


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