Irmão chinês do Volvo XC40 esgota em 2 minutos
Os chineses estão chegando lá. O SUV 01, o primeiro modelo de produção da chinesa Lynk & Co –empresa que pertence à Geely, dona da Volvo, já está à venda na China. O surpreendente é que, nos primeiros 137 segundos, foram vendidas 6000 unidades! Isso mesmo, em 2m17s…
O número é impressionante e fez com que todas as unidades que a Lynk & Co tinha reservado para os três dias de pré-venda fossem vendidas em pouco mais de dois minutos. Desnecessário dizer que ninguém esperava tamanho sucesso, nem mesmo a marca chinesa. O preço começa nos US$ 22,5 mil e que vai até os US$ 28,5 mil.
Construído sobre a mesma plataforma CMA que a Volvo utiliza nos V40, S40 e no novo XC40, o SUV 01 estreou-se no mercado chinês com duas opções de motores a gasolina da Volvo: 1.5 litros de três cilindros com 150 cv 2.0 litros de quatro cilindros e 190 cv.
As versões mais baratas, com tração dianteira, podem ser equipadas com caixa de câmbo manual de seis velocidades ou transmissão automática também de seis velocidades. Já as versões mais caras, equipadas com sistema de tração integral, contam apenas com uma caixa automática de dupla embreagem de sete velocidades.
Este 01, que tem chegada prevista ao mercado europeu apenas em 2019 (e nos Estados Unidos em 2020), está sendo produzido numa unidade em Taizhou, na China, na mesma linha de montagem onde é feito o Volvo XC40. Mas a Lynk & Co já está construindo uma nova fábrica e pensando em estender a produção para a Europa, usando as unidades de produção da Volvo.
Mas não é só com os automóveis que a Lynk & Co quer revolucionar o mercado. Esta nova fabricante chinesa tem outros trunfos para conquistar o público chinês e, mais tarde, o europeu. Além deste SUV 01, a Lynk & Co já pensa num sedã inspirado no Concept 03 (foto abaixo) que a marca apresentouno Salão de Xangai deste ano.