Ultima Hora

Ji Yue: Geely e Baidu lançam a 100ª marca chinesa

Compartilhe!


A Geely e Baidu, duas empresas gigantes chinesas, uniram forças e lançaram a marca de carros Ji Yue. Esta é a 100ª marca presente naquele mercado, onde mais de 26,8 milhões de veículos foram vendidos em 2022, contra 13,8 milhões nos Estados Unidos e míseros 1, 95 milhões aqui no Brasil.

da Redação

Tantas marcas podem surpreender, mas na verdade existia muitos mais! Em 2016, foram listadas 130 marcas em uma matéria na revista “Forbes”. Mas ao longo dos anos, a instabilidade da economia chinesa, bem como inúmeras fusões, aquisições, reestruturações e falências, fizeram desaparecer um grande número de marcas e fabricantes, e surgiram outras.

Esse não é o caso da Geely, que até se aventurou no Brasil. A maior montadora independente da China tem pressa. Em 2021, ficou em sétimo lugar na lista de carros mais vendidos, com mais de dois milhões de unidades comercializadas em todo o mundo (contando todas as suas marcas juntas).

Além de seus veículos com a marca Geely também fabrica produtos vendidos na China e em outros lugares do mundo sob as marcas Geometry, Livan, Zeekr, Farizon e Radar. A Geely também é dona da marca Lynk na Europa, além das suecas Volvo e Polestar, e das britânicas Lotus e LEVC. Além disso, a Geely tem duas parcerias, uma com a Proton, fabricante malaia, e depois com a Daimler, com quem a marca chinesa está trabalhando no renascimento da marca Smart.

Quanto à marca Ji Yue, nome que significa “intenso” e “forte”, é fruto de uma aliança com a Baidu, a equivalente chinesa da Google. A empresa, que tem o sistema de busca mais utilizado na internet na China, também é muito ativa em vários outros campos de alta tecnologia, incluindo inteligência artificial, mas também veículos autônomos, por meio de sua subsidiária Apollo, que já opera frotas desse tipo de veículos em algumas grandes cidades chinesas.

Em janeiro de 2021, as duas gigantes chinesas anunciaram uma parceria (Geely com 65% e Baidu com 35%) para criar uma nova marca que produziria veículos elétricos usando as tecnologias de conectividade desenvolvidas pela Baidu. Ji Yue é o resultado disso.

O Ji Yue 01, modelo inaugural da marca, fez sua estreia no mercado local. Esta marca irá também criar a sua própria rede de postos de carregamento para melhor atender os seus clientes.

A Geely foi fundada em 1986 pelo empresário chinês Li Shufu. Na época, a empresa produzia peças para geladeiras. Hoje, tornou-se um dos maiores grupos da China. A empresa ficou em 225º lugar na “Fortune Global 500” em 2023, com receita de US$ 60,3 bilhões. Um ano antes, ocupava a 229ª posição. Este ano, o Geely Holding Group foi indicado para o “Fortune Global 500” pelo 12o. ano consecutivo.


Compartilhe!
1716988242