KOENIGSEGG: O ONE:1 JÁ ESTÁ ESGOTADO (E NEM SAIU)
O nome já diz tudo: “one” (um) é o valor da potência específica (ou 1 cv/kg) deste novo super carro da Koenigsegg. Com 1341 kg (cerca de 20% mais leve que o Agera R), o One:1 quer ser referência em termos de potência, com 1360 cv extraídos do motor 5.0V8 biturbo. Esse motor, de alumínio, proporciona ainda 137 mkgf de torque máximo a 6000 rpm.
A potência é transferida para as rodas por meio de uma caixa de câmbio dupla embreagem de sete marchas e o diferencial eletrônico permite que acelere de zero a 400 km/h em cerca de 20 segundos, necessitando de apenas 10 segundos para se imobilizar totalmente. Além disso, este modelo precisa de apenas 28 metros para parar completamente quando está a 100 km/h. A aceleração lateral pode chegar em uma curva a 2 G, e a 260 km/h gera 610 kg de down force.
Herdando o sistema de freios do Agera R, tem freios carbocerâmicos de 397 e 380 mm com pinças de seis e quatro pistões, nos eixos dianteiro e traseiro, respetivamente. A Koenigsegg atualizou a suspensão traseira, agora com três amortecedores por lado, amortecedores ativos e molas de fibra de carbono. Usa pneus 265/35-19 na frente e 345/30-20 atrás, com rodas feitas de fibra de carbono calçadas com pneus Michelin Cup, que permitem velocidade máxima de 440 km/h. A distribuição de peso é de 44%/56% (como no Agera R).
O modelo, que é forte candidato ao título de carro de produção mais rápido do mundo, não é compatível com gasolina comum: só pode ser abastecido com E85 (85% etanol) ou com gasolina de competição. No interior, o sistema multimídia permite acesso aos dados de telemetria (como tempo por volta num circuito ou valôres de aceleração e frenagem). Limitado a seis unidades, não adianta se preocupar: o One:1 já está esgotado.