LADEIRA A BAIXO: Top 10 das marcas mais desvalorizadas em 2017
Olhar pelo o retrovisor no automobilismo é sinal que existe o risco de ser ultrapassado. Estas são as 10 marcas que passaram 2017 olhando pelos retrovisores, pois compõem a lista do estudo da Brand Finance que mostra as marcas de automóveis que perderam mais valor em 2017.
Aqui está mais uma lista onde ninguém gostaria de estar incluído, e que mostra como algumas mudanças estratégicas ou não investimento em marketing e publicidade e outras áreas podem representar perdas na imagem e na forma como as marcas são percebidas. Isso se comprova pela presença de várias marcas importantes na lista que mostra quem ficou para trás em 2017.
Apesar da geralmente serem empresas bem estabelecidas, as marcas também vêem a sua avaliação e reconhecimento por parte do público alterar-se. Como os restaurantes no Guia Michelin. E por vezes, de forma abrupta, como agora demonstra o estudo “Brand Finance Auto & Tires 2018”. Além de indicar quais as marcas que mais valem em todo o mundo, num ranking onde se verificou uma mudança de liderança, outro dos atrativos do estudo passa pela avaliação da evolução da imagem dos fabricantes. Assim se chegou às marcas que mais perderam valor em 2017.
A metodologia utilizada pela marca pode ser encontrada neste link, mas os resultados apresentados não deixam de mostrar alguns números interessantes. O estudo indica, por exemplo, que a aquisição das operações da GM na Europa por parte do Grupo PSA, onde se inclui que a venda da Opel e Vauxhall, não foi motivo para impulsionar as marcas. Pelo contrário, elas estão no trio de marcas que mais perderam valor em 2017, junto com a chinesa Wuling. E as duas com uma queda bastante relevante, acima dos 50%. Ou seja, valem em 2018 menos de metade do que valiam há um ano.
O mesmo se verifica, em menor escala, com a Mitsubishi, agora parte da aliança que integra também a Nissan e Renault. Referência para a presença neste nefasto Top 10 de outras marcas de renome, como a Skoda, Ssangyong, Acura, GMC e também a chinesa BAIC.