Estas 24 horas foram estressantes para os pilotos, equipe e carro. Mas não há dúvidas de que a vitória foi histórica. A Toyota e Fernando Alonso conseguiram o primeiro lugar no pódio da “24 Horas de Le Mans”. E isso na vigésima tentativa da marca em Le Mans.


A Toyota conseguiu a vitória e ainda fez a dobradinha nas duas primeiras posições do pódio. A pole position obtida na quinta-feira por Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, no comando do Toyota TS050 HYBRID número 8, foi o melhor presságio

Uma corrida perfeita, juntamente com os erros dos rivais e um excelente desempenho do Toyota TS050 HYBRID, permitiu que os três pilotos entrassem para a história ao conquistarem a primeira vitória da Toyota em Le Mans.

Com sua vitória na 86ª edição da “24 Horas de Le Mans”, a Toyota se torna assim a segunda marca japonesa a vencer na história da corrida.

Além do resultado histórico, o espanhol se tornou o primeiro campeão mundial de Fórmula 1 a vencer no circuito de la Sarthe, desde Graham Hill em 1972.

O Toyota TS050 HYBRID vencedor fez uma corrida quase perfeita, sem erros e penalidades relevantes, bem coordenada e com ritmos muito semelhantes, com confiabilidade e regularidade sempre.

Os dois Toyota TS050 HYBRID (# 8 de Alonso, Buemi e Nakajima e # 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María Lopez),  manteve a liderança desde o início da corrida, trocando de posição em momentos diferentes. Aos poucos, os dois carros da equipe Toyota Gazzo foram se distanciando rivais. Sem qualquer incidente ou problema mecânico, restou apenas descobrir qual dos dois TS050 HYBRID conquistaria a vitória.

O momento-chave da “24 Horas de Le Mans” foi o período da noite de Fernando Alonso, que conseguiu para reduzir a vantagem do outro carro da equipe, com López ao volante; o tempo caiu de 2m20s para apenas 40s. Na sequência, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi seguiram o caminho aberto pelo espanhol e, ao amanhecer, a liderança do trio foi consumada.

Com um ritmo inalcançável para o restante de seus rivais, tudo indicava que, como na “6 Horas de Spa-Francorchamps”, o triunfo em Le Mans iria ser decidido no último período. No entanto, com pouco mais de meia hora para concluir as 24 horas de prova, Kobayashi não parou para reabastecer na volta programada, e então foi preciso desativar o modo de economia de combustível e diminuir o ritmo, permitindo que o carro #8, pilotado por Kazuki Nakajima, aumentasse sua vantagem.

Depois de reabastecido na volta seguinte, Kobayashi e o carro # 7 perdeu uma volta na frente de Nakajima. O triunfo de Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi era apenas questão de tempo. Finalmente, dois novos pit stops obrigatórios para o Toyota #7, penalizados pelo excesso de combustível e por exceder o número máximo de voltas por turno, fez com que a primeiro dos dois Toyota cruzasse a linha de chegada duas voltas à frente do outro carro da equipe.

O TS050 HYBRID # 8 de Alonso, Buemi e Nakajima recebeu a bandeirada depois de completar 388 voltas à velocidade média de 248,2 km/h, com o total de 37 paradas e volta mais rápida emi 3m17.658s. O TS050 HYBRID #7 de Conway, Kobayashi e Lopez, que fez 386 voltas à velocidade média de 247,8 km/h, com 38 pit stops e volta mais rápida em 3m17.980seg. O domínio da Toyota foi ratificado pela distância para o terceiro colocado, que terminou a “24 Horas de Le Mans” 12 voltas atrás do primeiro Toyota e 10 voltas atrás do segundo.

A próxima participação de Fernando Alonso e seus companheiros de equipe da equipe Toyota GAZOO Racing no WEC será na “6 Horas de Silverstone”, em 17 de agosto.