CarrosSlide

Mada 9: o primeiro supercarro da terra do talibã

Compartilhe!

facebook sharing button
twitter sharing button
linkedin sharing button
sharethis sharing button

O primeiro supercarro do Afeganistão, o país dos talibãs, é o Mada 9, que apresenta desenho inspirado nos modelos da Bugatti. O primeiro protótipo já foi visto circulando por lá, entre uma explosão e outra. Mas tudo indica que o projeto ainda terá um longo caminho a percorrer até entrar em produção. O triste é que até o Afeganistão pensa num supercarro, enquanto o Brasil se delicia com os três cilindros 1.0…

por Marcos Cesar Silva

País atualmente sob o domínio dos talibãs, o Afeganistão tem pretensões a fabricar o seu próprio supercarro e o primeiro projeto atende pelo nome Mada 9. O veículo já ultrapassou a fase dos esboços, e um primeiro protótipo já aparece rodando numa estrada, num canal de YouTube, embora se movesse a uma velocidade pouco relacionada com um modelo esportivo que sugere desempenho elevado.

Medo !!!!!!

Em termos de visual, as linhas do Mada 9 foram claramente inspiradas pelo estilo da Bugatti. Apesar de já existir fisicamente e de circular sabe-se lá como, o Mada 9 não parece estar próximo de entrar em produção. Um conjunto de videos do carro mostra algumas pessoas de aspecto primitivo e rude, companhias pouco recomendáveis, em torno do carro e falando sobre o mesmo, mas só uma aparece ao volante. 

Mesmo assim, o Mada 9 aproxima-se da câmara a uma velocidade muito reduzida e o barulho das rotações do motor também é baixo. Igualmente escassas ou nulas são as informações relativas às caraterísticas técnicas do modelo. Segundo se sabe, o Mada 9 é uma criação da marca ENTOP. O seu chefão Muhammad Raza Ahmadi reivindica que o automóvel já tem dois anos de desenvolvimento e que estará concluído dentro de poucas semanas. Essas informações são de novembro último, e até agora -claro- não foram revelados quaisquer dados técnicos, preço estimado, cadeia de produção ou desempenho. 


De acordo com alguns boatos, o Mada 9 possui chassi tubular, carroceria de fibra de e suspensão pushrod. Um novo video que foi publicado no YouTube no final de 2022 mostra o chassis do carro e um motorzinho Toyota de quatro cilindros em funcionamento,

É comum que muitos pretendentes a fabricantes de supercarros publiquem rascunhos e esboços das suas criações, sempre com a esperança de que alguém financie a produção de um ou dois exemplares; já aconteceu aqui também recentemente. Tudo leva a crer que o Mada 9 é um pouco mais do que um projeto virtual, mas dificilmente chegará à produção em série, atendendo à atual situação econômica, política e -principalmente- social e comportamental do Afeganistão.


Compartilhe!
1720989629