Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

MOTO&TÉCNICA: acredite, já existiu uma moto Lamborghini

Compartilhe!

 

Muitos sabem que a Lamborghini fabrica alguns dos melhores esportivos do mundo, disso não temos dúvidas. Também fabricou SUVs. Mas, e se afirmássemos que também já produziu motos?

A história é interessante: na metade dos anos 1980, um dos então novos donos da Lamborghini, Patrick Mimran, decidiu que a marca não podia limitar-se aos superesportivos, mas deveria enveredar igualmente pelo setor das motos de alta cilindrada.

Decidido a levar a sua ideia adiante, ao invés de equipar as instalações da Lamborghini de todos os recursos necessários para a fabricação de motos, fez um acordo com o especialista francês em motos de competição Boxer (hoje em dia Boxer Design), para que assumisse a construção da primeira moto da marca do touro ensandecido.

E assim foi. Batizada de Lamborghini Design 90, a primeira (e única!) moto na história da Lamborghini foi mostrada ao mundo em 1986, com alguns detalhes -no mínimo- interessantes. Entre eles, o fato de contar com um motor quatro cilindros em linha de 1000 cm3 de origem Kawasaki, com qualquer coisa na faixa dos 130 cv de potência máxima. Isto, para o peso de apenas 181 kg, graças também à construção artesanal de quadro e tanque numa liga de metal especial, assim como as rodas feitas em material ultra-leve.
Lamborghini Design 90 1986

 

No apoio ao piloto, os responsáveis pelo projeto fizeram questão de montar sistemas de frenagem, suspensão e escapamento too de linha para a época, o mesmo acontecendo com os componentes elétricos. Envolvendo todo este conjunto tecnológico, uma carenagem em fibra de vidro que, não deixando praticamente nada à mostra, garantia visual único.

Segundo informações da Lamborghini e da Boxer, foram feitas encomendas de 50 unidades, mas apenas cinco ou seis efetivamente entregues. Nunca conseguiu conquistar o merecido lugar de destaque junto ao público, pois tinha no preço um dos seus vários obstáculos: custava cerca de US$ 12 mil na época. Hoje seria pouco, mas era mais que o dobro de uma moto semelhante, comercializada por outro fabricante.

Já com a morte se aproximando no horizonte, foram ainda fabricadas seis unidades desta moto Lamborghini Design 90, sendo que, do total da produção, apenas cinco estão, hoje em dia, assinaladas.

Lamborghini Design 90 1986

Se você é um dos muitos apaixonados por motos que, até hoje, não fazia a menor ideia da existência de um modelo de duas rodas com o emblema Lamborghini, saiba que nem tudo está perdido. Mas, antes, prepare sua carteira. O exemplar n.º 2 da Lamborghini Design 90 está a venda, depois de ter ido recentemente a leilão, no Reino Unido, e não ter conseguido ninguém interessado em desembolsar US$ 58,8 mil por ela, o valor mínimo de licitação.

Sem interessados na época, a moto teve apenas um proprietário em toda a sua já longa existência, e que não rodou do que 7242 km com ela. Por isso deverá em breve voltar a algum leilão. Fique atento!


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español