MOTO&TÉCNICA: acredite, já existiu uma moto Lamborghini
Muitos sabem que a Lamborghini fabrica alguns dos melhores esportivos do mundo, disso não temos dúvidas. Também fabricou SUVs. Mas, e se afirmássemos que também já produziu motos?

A história é interessante: na metade dos anos 1980, um dos então novos donos da Lamborghini, Patrick Mimran, decidiu que a marca não podia limitar-se aos superesportivos, mas deveria enveredar igualmente pelo setor das motos de alta cilindrada.
Decidido a levar a sua ideia adiante, ao invés de equipar as instalações da Lamborghini de todos os recursos necessários para a fabricação de motos, fez um acordo com o especialista francês em motos de competição Boxer (hoje em dia Boxer Design), para que assumisse a construção da primeira moto da marca do touro ensandecido.

No apoio ao piloto, os responsáveis pelo projeto fizeram questão de montar sistemas de frenagem, suspensão e escapamento too de linha para a época, o mesmo acontecendo com os componentes elétricos. Envolvendo todo este conjunto tecnológico, uma carenagem em fibra de vidro que, não deixando praticamente nada à mostra, garantia visual único.
Segundo informações da Lamborghini e da Boxer, foram feitas encomendas de 50 unidades, mas apenas cinco ou seis efetivamente entregues. Nunca conseguiu conquistar o merecido lugar de destaque junto ao público, pois tinha no preço um dos seus vários obstáculos: custava cerca de US$ 12 mil na época. Hoje seria pouco, mas era mais que o dobro de uma moto semelhante, comercializada por outro fabricante.
Já com a morte se aproximando no horizonte, foram ainda fabricadas seis unidades desta moto Lamborghini Design 90, sendo que, do total da produção, apenas cinco estão, hoje em dia, assinaladas.

Se você é um dos muitos apaixonados por motos que, até hoje, não fazia a menor ideia da existência de um modelo de duas rodas com o emblema Lamborghini, saiba que nem tudo está perdido. Mas, antes, prepare sua carteira. O exemplar n.º 2 da Lamborghini Design 90 está a venda, depois de ter ido recentemente a leilão, no Reino Unido, e não ter conseguido ninguém interessado em desembolsar US$ 58,8 mil por ela, o valor mínimo de licitação.
Sem interessados na época, a moto teve apenas um proprietário em toda a sua já longa existência, e que não rodou do que 7242 km com ela. Por isso deverá em breve voltar a algum leilão. Fique atento!