SlideTecnologia

Muscle car elétrico, Dodge Charger Daytona 2024 já tem data de lançamento

Compartilhe!

Com a Chrysler é assim: bons ou ruins, os carros nascem, fazem sucesso e morrem. O novo Dodge Charger Daytona não foge a essa regra, que muitas vezes enfurece os fãs da marca. O modelo está chegando e promete reinventar o que um veículo elétrico a bateria (BEV) pode ser, tanto em desenho quanto em powertrain. De acordo com a imprensa americana, o novo  muscle car elétrico será lançado no próximo dia 5 de março . 

por Ricardo Caruso

A verdade é que há algumas semanas já foram divulgadas algumas imagens do futuro Dodge Charger Daytona, modelo que explora o futuro elétrico da marca por meio de um carro que, mesmo elétrico, se dirige como um Dodge, tem jeitão de Dodge e impressiona sonoramente como um Dodge. Sim, você leu certo, dissemos que parece ter o ruido de um Dodge, porque este Charger com emissão zero também quer revolucionar o som dos elétricos.

Com desenho muito semelhante ao protótipo que foi mostrado em 2022, o Dodge Charger Daytona ostenta um estilo exterior necessariamente mais moderno. Apesar disso, traz detalhes sutis do legado da Dodge, com referências ao passado dos inesquecíveis muscle cars da marca , ao mesmo tempo que supera bem os objetivos aerodinâmicos, como o spoiler dianteiro (abaixo). 

Esse detalhe se destaca como muito importante por trás do desenvolvimento do veículo original, permitindo que o ar flua através da abertura frontal, melhorando a força descendente (down force). No interior, os elementos de desenho se conectarão para criar uma experiência de direção imersiva e focada no motorista por meio de sons, displays e recursos de iluminação. Será moderno, leve e esportivo. Um muscle car dos novos tempos. Tem quem goste, tem quem prefira a pureza ioriginal.

Sem dúvida, o mais esperado está guardado nas entranhas do modelo. O Dodge Charger Daytona quer deixar de lado o comportado paradigma dos BEV -bom comportamento demais- e substituí-lo por um veículo eletrificado diferente de qualquer outro nas ruas de hoje em dia. Terá desempenho que supera o famoso motor SRT Hellcat da Dodge, acompanhado pelo primeiro som de escapamento BEV da indústria.

O chefão da Dodge, Tim Kuniskis, confirmou que o veículo de produção será lançado com três níveis de potência diferentes, que vão até o powertrain Banshee de 800V. A empresa também destacou que “ o sistema padrão de tração integral é fundamental para ir além do desempenho do Hellcat e, ao mesmo tempo, melhorar a capacidade em qualquer situação”.

Embora o protótipo que foi apresentado antes fosse 100% elétrico, os boatos falam de possíveis versões com motores de combustão interna, para agradar um importante segmento de mercado, que não se importa em queimar gasolina. Afinal, este Dodge é baseado na plataforma STLA Large da Stellantis, arquitetura que suporta também sistemas de propulsão híbridos e de combustão interna sem comprometer as principais capacidades do veículo. Talvez não falte o motor Hurricane de seis cilindros em linha biturbo de 3.0 litros para a festa ficar completa…


Compartilhe!
1721746071