CarrosSlide

Nissan Z Nismo 2024: 420 cv e boas novidades

Compartilhe!

Você acostumado com a sorumbática atuação da Nissan no Brasil, pode até estranhar quando falamos sobre algum carro realmente interessante da marca. Mas eles existem, longe daqui. O Nissan Z Nismo 2024, por exemplo,  foi apresentado, e a verdade é que parece muito bom. Embora mais frequentando os sonhos do que as nossas ruas, o cupê esportivo se destaca pela aparência mais esportiva, acerto invejável e motor V6 biturbo que subiu para 420 cv de potência. Ele estará à venda em mercados de Primeiro Mundo, como os Estados Unidos, embora por enquanto os preços sejam desconhecidos.

por Ricardo Caruso

O conjunto de atualizações da Nissan começa na frente mais aerodinâmica. A empresa japonesa se orgulha de que o Z Nismo produza down force positiva, graças a uma série de novos componentes. Estes incluem o para-choque dianteiro redesenhado e um novo conjunto de defletores conhecido como “Grand-Nose” ou “G-Nose” inspirado no desenho do Fairlady 240ZG.

Não menos interessantes no direcionamento do fluxo de ar são as aletas dianteiras, que criam movimentação do ar nas rodas dianteiras. Na vista lateral podemos distinguir novas saias, para reduzir a resistência do ar e altura do veículo; isso além de um spoiler mais pronunciado que se estende até os para-lamas traseiros. Cinco cores de carroceria e novas rodas são oferecidas.

Nas imagens podemos ver rodas de liga-leve Rays de 19 polegadas exclusivas do modelo, com acabamento em preto brilhante. Passando para a traseira, os engenheiros da Nissan também revisaram o para-choque, para reduzir o arrasto. Por dentro, há novos detalhes em vermelho, grafismos específicos para instrumentação, bancos esportivos Recaro e revestimentos em couro e camurça.

O destaque do novo Z Nismo é o que não se vê. A Nissan melhorou o arrefecimento do 3.0V6 biturbo e revisou o controle eletrônico das válvulas de alívio para aumentar o impulso do turbocompressor e a velocidade da turbina. Ele também incluiu um resfriador de óleo de motor melhorado.

Como resultado, o motor agora entrega 420 cv e 52 mkgf de torque máximo. Esse motor trabalha associado a uma transmissão automática de nove velocidades, deixando de fora a possibilidade de usar uma caixa manual de seis velocidades. Nem sempre a chuva agrada a todos, diz o ditado, mas a Nissan garante que melhorou a transmissão automática para torná-la mais rápida na operação.

Além disso, adicionou ao conjunto um “Launch Control” e um novo modo de condução “Sport+” com um programa de mudanças de marcha ajustado para cada circuito. Com relação às melhorias focalizadas no manuseio, o Nissan Z Nismo 2024 adiciona novas barras estabilizadoras, molas e amortecedores mais rígidos e reforços adicionais.

Também é possível ver que os pneus traseiros são Dunlop SP Sport MAXX GT600, na medidas 285/35, 10 mm mais largos que os do Z Performance. Os pneus citados, por outro lado, são um pouco mais leves. Para encerrar, a direção conta com calibragem mais rígida.


Compartilhe!
1701505776