Slide

O clone chinês do clássico MINI. E elétrico…

Compartilhe!

Deu entrada no ano passado, no registro de patentes da China, esta proposta para um novo veículo elétrico. Mas na verdade é um clone do desenho do MINI em seu modelo clássico.

por Ricardo Caruso, imagens CNIPA

Patente modelo elétrico que é cópia de mini clássico

A empresa responsável é a Beijing Estek Technology, que fez o pedido de patente à Administração de Propriedade Intelectual Nacional da China (CNIPA), em maio de 2022, de um futuro automóvel elétrico que na verdade podia ser classificado como um clone do clássico MINI lançado em 1959. Apesar de haver um longo histórico de modelos chineses que são cópias de modelos europeus (no caso dos Mini, basta lembrar do Lifan 320), a boa notícia é que esta patente ainda não foi aprovada pelo CNIPA e nem deve ser, após o Grupo BMW (dono da marca e legado MINI) ter entrado, em julho de 2022, com um pedido para invalidá-la.

Patente MINI elétrico, lado
As diferenças para o MINI original são mínimas. Por exemplo, as dobradiças expostas das portas do original não estão presentes nas imagens que acompanham este pedido de patente.

Não sabemos se é a primeira vez que acontece , mas é sem dúvida algo raro ver as entidades oficiais chinesas se colocando do lado dos fabricantes europeus. A Beijing Estek Technology tem agora três meses para apelar da decisão.

Para os interessados em ter um MINI clássico elétrico, a melhor solução no mundo moderno e tecnológico passa por converter um modelo original. Uma possibilidade fornecida até pela própria MINI, por meio do programa “MINI Recharged”. Ou então, recorrer a uma de várias empresas que também já fazem essa modificação… Agora, simplesmente fazer o clone de um MINI clássico não é definitivamente a melhor ideia.

Patente Mini clássico elétrico chinês, traseira

Compartilhe!
1716470084