Slide

A Ford vai correr em Pikes Peak com uma van de 2000 cv

Compartilhe!

A Ford quer comemorar alguma coisa, e embora a marca não esteja indo muito bem em diversos mercados onde atua, a lendária prova de “Pikes Peak International Hill Climb”, que acontecerá em Colorado Springs, foi o local escolhido pela montadora para apresentar a sua nova van elétrica de 2000 cv, especialmente criada para a competição.

por Marcos Cesar Silva

Há mais de 100 anos que os veículos Ford competem na Pikes Peak e agora, para 2023 e 101ª edição do evento, a Ford Performance está a caminho de enfrentar a montanha com a SuperVan 4 elétrica.

Esta corrida foi realizada pela primeira vez em 1916, e um Ford Modelo T fez a subida até a linha de chegada no tempo de 28 minutos e três segundos.

Pico Pikes

Ao longo dos anos, vários pilotos dirigiram os Ford na montanha, desde os astros como Curtis Tanner e Parnelli Jones na década de 1960, até o falecido piloto de esportes de ação, Ken Block, dirigindo o “Hoonicorn” para criar o “Climbkhana”.

Para 2023, a SuperVan 4 será pilotada por Romain Dumas, que entre outras conquistas também venceu Le Mans três vezes e detém vários recordes de volta com veículos elétricos. Esta será a oitava aparição de Dumas no Pikes Peak International.

De acordo com Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports, o Pikes Peak é o lugar perfeito para levar a SuperVan 4. “Ambos têm histórias longas e marcantes, que inflamam a imaginação dos fãs de corridas em todo o mundo. Ambos evoluíram ao longo do tempo, e é hora de levar nossa tecnologia de veículos elétricos e colocá-la à prova na montanha contra alguns dos veículos de desempenho mais impressionantes do mundo”, disse Rushbrook.

A SuperVan 4 subirá a montanha este ano ostentando um sistema de tração nas quatro rodas alimentado por uma bateria de 50kWh de desempenho ultra-alto. Outras características importantes incluem a carroceria leve de fibra de carbono, “santoantonio” nas especificações da FIA e sistema de frenagem regenerativa ajustável.

À medida que a data do evento se aproxima (o evento será em 25 de junho) a Ford Performance prometeu revelar mais detalhes.


Compartilhe!
1716682666