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800 cv! Honda CR-V Hybrid com motor de Fórmula Indy

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Esqueça aquele papinho de “lobo em pele de cordeiro”. Este é um verdadeiro carro de competição, usando roupas de SUV. Houve alguns SUVs realmente animadores nos últimos tempos, mas este novo Honda CR-V Hybrid Racer pode ser o mais ultrajante que já vimos. Ele tem a carroceria de um Honda CR-V Hybrid 2023, mas esconde uma unidade de potência híbrida dos Honda IndyCar de 2024, que será usada na Fórmula Indy (ou IndyCar) do próximo ano. Montado em posição central encontramos um motor V2 eletrificado biturbo de 2,6 litros, que funciona com combustível de competição 100% renovável da Shell.

por Marcos Cesar Silva

Este motor tem dois enormes turbo-compressores Borg Warner EFR7163, uma unidade de controle de motor McLaren Applied Technologies Tag 400i, uma unidade geradora de motor elétrico Empel e um sistema de armazenamento de energia Skeleton Supercapacitors acoplado a uma transmissão XTRAC de seis velocidades com paddle-shift Mega-Line. A potência total é de cerca de 800 cv de potência.

“Este projeto é um ‘monstro’ da Indy numa carroceria do Honda CR-V”, disse David Salters, presidente e diretor técnico da Honda Performance Development. “O CR-V Hybrid Racer é o nosso ‘laboratório eletrificado’ para investigar onde os talentosos homens e mulheres da HPD e da Honda poderiam ir com eletrificação, tecnologia híbrida e combustíveis 100% renováveis. Ele sintetiza o espírito divertido de dirigir da Honda, mostra a eletrificação e abala nossas raízes da cultura automobilística e a herança das corridas!”

O CR-V Hybrid Racer não compartilha quase nada em comum com o CR-V Hybrid que os consumidores podem comprar nas concessionárias. Ele usa um chassi de tubo de aço Chromoly com uma carroceria de aço CR-V de sexta geração. No entanto, tudo na metade inferior é feito de fibra de carbono, incluindo o spoiler dianteiro e os para-lamas alargados. Uma generosa tampa traseira se eleva para revelar a unidade de potência.

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Por baixo, há outros componentes de carros de corrida, como suspensão dianteira e freios dianteiros Brembo de 380 milímetros (do Acura NSX GT-3 Evo22), suspensão traseira e freios Brembo 355 mm do Dallara IR-18 IndyCar, pneus Firestone Firehawk Indy 500 Ultra-High Performance Summer e rodas de liga leve de duas peças da 2Elle Engineering.

Os fãs da IndyCar terão a chance de ver o CR-V Hybrid Racer quando a temporada começar no “Firestone Grand Prix de São Petersburgo”, Flórida, de 3 a 5 de março. O carro também estará em exibição em outras corridas da Indy ao longo do ano, incluindo as de Long Beach, Alabama, Toronto, Monterey e muitas outras.

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