O ônibus autônomo do futuro já existe. E é Mercedes-Benz
Equipado com tecnologia autônoma adaptada para uso urbano, o Mercedes-Benz Future Bus foi testado nas ruas de Amsterdã, na Holanda.
Percorrendo 20 km do mais longo corredor reservado a ônibus da Europa a velocidades de até 70 km/h, o ônibus parou em todos os pontos, abriu e fechou as portas, se “comunicou” com os semáforos e evitou todos os obstáculos, desde pedestres até automóveis.
A Daimler, que se tornou assim a primeira fabricante de ônibus a colocar um veículo no contexto real da vida urbana, tinha um motorista a bordo para monitorar o sistema CityPilot, que pode ser ativado pressionando um botão e desativado com um toque no acelerador ou freio.
O sistema utiliza radares de longo e curto alcance, navegação GPS controlada por satélite, grandes câmeras e sensores já aplicados no Future Truck 2025 Concept. Além disso, pode se comunicar via Wi-Fi com a infra-estrutura da via para receber informações sobre os semáforos.
“O sistema é uma evolução do Highway Pilot, especialmente desenvolvido para as grandes cidades, e permite conduzir de forma parcial autonomamente nos corredores reservados aos ônibus. Isso faz deste transporte público um meio mais seguro, mais eficiente e mais produtivo”, afirmou Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG para a divisão dos Caminhões e Ônibus.
Esta tecnologia não significará que os motoristas irão ser despedidos de seus empregos, já que estes deverão ser capazes de conduzir o veículo quando a rota não permitir a autonomia do modelo.