Slide

O reencarnado Renault 5 terá indicador de carga de bateria no capô

Compartilhe!

A Renault já deu a largada para o processo de apresentação do reencarnado modelo 5 E-Tech, por enquanto na forma de imagens teaser. Mas também há outras novidades importantes. A chegada de um novo Renault 5 -modelo lendário mas praticamente desconhecido no Brasil- ao mercado é um momento aguardado com expectativa pelos fãs da marca, desde que a concretização desta ideia passou a ser oficial. Afinal, trata-se de um dos maiores ícones da marca francesa e está sendo concebido numa ideia retrô, mas de olho no futuro eletrificado.

por Marcos Cesar Silva

Renault 5 - indicador de carga no capô

Enquanto a apresentação oficial não acontece, a Renault vai continuar aguçando a curiosidade do público com a revelação de novos detalhes, tanto na parte visual como técnica. Isso para não falar da versão mais esportiva, com a griffe Alpine, que já foi mostrada na Europa.

Renault 5 - grupos óticos dianteiros

Entre os detalhes já revelados, sem dúvida o mais interessante original é o que podemos ver na imagem que abre esta matéria: um indicador de carregamento e de carga da bateria. E o que isso tem de novo? No caso do Renault 5, é original porque é externo e está instalado no capô, tendo um formato que relembra a tomada de ar do Renault 5 original.

Além deste elemento, a equipe de desenho da marca francesa conseguiu atingir um resultado onde todos conseguirão identificar visualmente o carro como um Renault 5, ainda mais moderno e muito próximo do protótipo que foi mostrado há dois anos.

Junto com a divulgação de novos detalhes visuais, a Renault aproveitou para adiantar algumas importantes técnicas. Se já havia sido divulgado que o novo Renault 5 iria ser exclusivamente elétrico —vai ocupar o lugar do Zoe—, agora foram liberados dados mais concretos sobre as duas baterias que vai usar.

A primeira, que será disponível no início da sua comercialização, terá 52 kWh de capacidade, suficiente para percorrer cerca de 400 km, de acordo com a marca. Já a segunda opção chegará algum tempo depois e terá 40 kWh de capacidade. Não sabemos qual a autonomia, mas será menor que a de 52 kWh.

O novo Renault 5 E-Tech 100% elétrico também será o primeiro carro da marca a estrear a nova plataforma “AmpR Small”, que na verdade é a plataforma CMF-B EV rebatizada com um novo nome. Uma mudança é justificada pela criação da divisão “Ampere”, que passará a ser responsável pelo desenvolvimento de todos os elétricos do Grupo Renault.

A Renault divulgou ainda que o novo 5 terá suspensão traseira independente, com no esquema multilink, o que eleva as expectativas sobre as suas qualidades dinâmicas.

Renault 5 - pré-série - lateral
Parece um carro compacto, e é: o novo Renault 5 terá 3,92 metros de comprimento, cerca de 10 a 15 cm mais curto que a maioria dos seus concorrentes.

A Renault anuncia também que o seu novo carro será responsável pela estreia da tecnologia V2G (“vehicle-to-grid”) num modelo de produção. Esta tecnologia possibilita ao Renault 5 fornecer energia direto à rede, o que poderá trazer vantagens nos custos energéticos ao usuário.

O protótipo do Renault 5 E-Tech 100% elétrico, muito próximo da versão de produção que chega no início de 2024.

A revelação oficial da nova geração do Renault 5, totalmente elétrico, está prevista para o dia 26 de fevereiro, durante o Salão Internacional do Automóvel de Genebra (sim, ele está de volta, como diversos outros Salões pelo mundo). A Renault garantiu que o preço de entrada do novo Renault 5 ficará abaixo de US$ 30 mil na Europa, o que é bastante competitivo naquele mercado.

Enquanto isso não acontece, a marca francesa anunciou que está disponibilizando o “R5 R Pass”, destinado a todos aqueles que querem ser os primeiros a encomendar o novo Renault 5, que permite fazer isso 10 dias antes da abertura das encomendas ao público em geral. Este “programa de prioridade”, com um custo de US$ 170, estará disponível apenas em sete países europeus: França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Bélgica e Países Baixos.

A original versão Turbo, que transformou o Renault 5 em um carro icônico.

Compartilhe!
1708656848