SlideVídeos

Vídeo: Jay Leno e o Dodge Dart GTS 1968

Compartilhe!

O Dodge Dart nos Estados Unidos era mais conhecido como um humilde carro econômico, diferente do que aconteceu no Brasil, onde se tornou lendário, por conta do luxo e do motor 318V8. Mas no mercado americano, existiu o Dart GTS em 1968, que foi apresentado neste episódio de “Jay Leno’s Garage”, mostra que o Dodge compacto também tinha um lado esportivo, mais ou menos o que era qui o Charger R/T. Basicamente é a mesma carroceria dos Dodge nacionais.

da Redação

Em vez do motor de seis cilindros em linha, com o qual muitos Dart americanos deixaram a fábrica (aqui só existiu V8), este carro tem um motor 383V8 com um carburador quadrijet. Era o mesmo motor usado no Plymouth Road Runner, mas o Dart levava vantagem, pois era menor e mais leve. A potência era enviada para as rodas traseiras por meio de uma transmissão manual de quatro velocidades.

Este Dart mostrado no vídeo foi encomendado zero km por um casal do Wisconsin, e sobreviveu junto com o casamento. Ele foi totalmente restaurado para a condição de novo, com exceção das rodas Cragar -do mercado de reposição- e um conta-giros. Leno comprou o carro e é apenas o segundo proprietário, e conseguiu junto uma vida inteira de registros de manutenção e muita papelada para atestar sua autenticidade.

Este modelo era considerado um carro pequeno em 1968, e com cerca de 325 cv (o R/T nacional chegava a 215 cv), também era bastante potente para a época. O Dart não é um carro pequeno ou mesmo rápido para os padrões atuais, mas seu motor V8 que esbanja torque significa que ainda é muito divertido de dirigir, de acordo com Leno. Freios a tambor e direção sem nenhum tipo de assistência significam fortes emoções.


Compartilhe!
1708656745