CarrosSlide

Picape Ram Classic chega com motor Hemi V8 de 400 cv

Compartilhe!

A Ram apresentou no Brasil a picape média Classic, utilitário premium que traz debaixo do capô uma picape média premium que tem sob o capô um motor Hemi 5.7V8. Esta será o modelo de entrada da marca no mercado brasileiro. Até o final deste ano, chegarão por aqui 1.300 unidades, trazidas do México; as 500 primeiras unidades para a pré-venda devem desembarcar até o dia 15 de novembro. Estará disponível em duas versões, primeiro a Laramie e depois a Laramie Night Edition, sem cromados.

por Marcos Cesar Silva

O mais interessante desta Ram Classic é seu motor Hemi 5.7V8 de 400 cv de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 55 mkgf a 3.950 rpm. A transmissão é a TorqueFlite automática de oito velocidades, com os comandos feitos por um seletor. O gerenciamento permite, por exemplo, que ao desligar o motor com o câmbio em “D’ (Drive), o seletor muda de forma automática para “P” (Park). O sistema de tração usa caixa de transferência Borg Warner, e tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). Tudo controlado de maneira eletrônica, por seletores posicionados no painel, abaixo do controle do câmbio.

O desenho da dianteira da Classic remete à segunda geração das picapes Ram, lançada em 1993.

Uma das tecnologias interessantes desse motor é o já conhecido sistema de desativação de cilindros (MDS), quando a central eletrônica corta a alimentação de combustível e das velas de ignição, fecha as válvulas de admissão e escapamento em metade dos oito cilindros em modo de aceleração suave e velocidades constantes, quando toda a potência disponível total não é necessária; isso reduz o consumo em até 20%.

Os preços não foram divulgados, o que deve acontecer só em15 de setembro, a data do lançamento oficial marcada para as concessionárias. Estima-se que custe algo em torno de R$ 360 mil.

 

O nome Classic indica que esta picape é uma homenagem à Ram de 2003. Mas há modernidades, como as luzes de LEDs junto aos faróis, que atuam como luzes diurnas (DRL) e de direção; cada lanterna traseira tem 15 LEDs.

Para completar, são duas saídas de escapamento na traseira e as rodas são de alumínio, aro 20 polegadas e cinco raios; a pintura delas é prata na Laramie e preta na Night Edition.

No interior, nada a dever a um bom carro de luxo: ar-condicionado digital bizone e com saídas traseiras; bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o do motorista; câmera de ré com sensores traseiros de estacionamento; multimídia Uconnect com tela touchscreen de 8,4 polegadas; sistema de som premium, da Alpine, com 9 alto-falantes, subwoofer e 506 watts de potência, tapetes com as bordas elevadas; tomada de 110 V e volante revestido de couro com aquecimento, entre outros.

Em termos de segurança, a Ram Classic não decepciona: são seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de inclinação da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist (que aproxima as pastilhas em caso de chuva), e controle de oscilação de reboque.

A caçamba tem 1.424 litros de capacidade, com revestimento protetor e iluminação de LED. Há a preparação para receber o reboque, de fábrica. A Ram Classic tem capacidade de reboque de até 3.534 kg.

A Ram Classic estará disponível nas seguintes cores: Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico, para a versão Laramie; e Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal, para a versão Laramie Night Edition. O revestimento interno é de couro preto, com pespontos brancos e apliques imitando madeira e acabamentos em prata ou dourado fosco conforme a versão.

Motor


Compartilhe!
1716290804