Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Sem acordo: Alfa Romeo e Audi brigam pela letra “Q”

Compartilhe!

A Audi pretende aumentar a sua linha de SUVs e crossovers, identificados pela letra “Q”. Até aí nada demais, mas exiete um problema. A Alfa Romeo não abre mão das denominações Q2 e Q4, que tem registradas há tempos.

untitled

As duas designações foram utilizados nos descontinuados Alfa Romeo 147, 159 e GT para identificar as versões de tração em duas ou quatro rodas, e o Q4 ainda é utilizado na Maserati.

A Audi deseja os nomes para os seus próximos crossovers Q2 e Q4, e fez uma proposta pelos direitos comerciais das marcas junto da FCA, detentora da Alfa Romeo. A resposta foi um sonoro “Não”.

Em declarações, um executivo da Audi comentou: “num mundo ideal usaríamos Q1 para batizar um crossover de entrada e Q4 para um modelo entre o Q3 e o Q5. Mas não vivemos num mundo ideal, não é”?

A situação poderá impedir que a Audi consiga construir uma linha de modelos entre o Q1 e o Q8. E não parece ter alternativa para o Q2 nem para o Q4.

A resposta dos italianos é, para muitos, vista como uma forma de vingança depois das várias tentativas da Volkswagen em comprar a Alfa Romeo. Independentemente da situação, a marca alemã já registou os nomes SQ2 e SQ4, destinados às versões esportivas dos dois modelos.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español