Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

SENNA, O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS

Compartilhe!

A BBC de Londres elegeu Ayrton Senna como o melhor piloto da história de Fórmula 1. A escolha foi feita pela equipe de comentaristas da emissora britânica, altamente envolvida com o universo da categoria. O piloto brasileiro, que perdeu a vida no GP de San Marino de 1994, bateu outros pilotos fantásticos, como Michael Schumacher, Alain Prost ou Juan Manuel Fangio. Estes três exemplos, aliás, somaram mais títulos mundiais do que Senna.

O estilo ousado e o carisma do tricampeão do mundo conquistou fãs por todo o planeta. “A morte, talvez inevitavelmente, emprestou à lenda de Ayrton Senna um brilho romântico. Provavelmente, nenhum piloto da história da Fórmula 1 se dedicou mais ao esporte e deu muito de si na busca do sucesso. Senna era forte, uma poderosa combinação de talento puro e determinação, às vezes assustadora”, escreveu a BBC no seu texto em homenagem ao brasileiro.

Ayrton Senna é descrito como tendo “a aparência de um herói romântico, um carisma que acalmava qualquer um, a eloquência de um poeta e a espiritualidade que milhões se identificaram”. O segundo classificado foi o argentino Juan Manuel Fangio, que dominou os primórdios da modalidade, conquistando cinco títulos, marca mais tarde batida por Michael Schumacher, que chegou aos sete. O alemão é o quarto da lista, atrás de Jim Clark, bicampeão do mundo que também morreu na pista, em Hockenhein, na Alemanha.

Além de Schumacher, a lista integra mais três pilotos ainda em atividade: Sebastian Vettel é o oitavo, Fernando Alonso o 10º. e Lewis Hamilton o 15º.

Ser campeão do mundo não é condição essencial para se ser considerado um dos melhores, como comprova o sexto lugar de Stirling Moss ou o 12º de Gilles Villeneuve, ambos bem à frente, por exemplo, do tricampeão Nelson Piquet.

Os 20 melhores para a BBC:

 

1 – Ayrton Senna

2 – Juan Manuel Fangio

3 – Jim Clark

4 – Michael Schumacher

5 – Alain Prost

6 – Stirling Moss

7 – Jackie Stewart

8 – Sebastian Vettel

9 – Niki Lauda

10 – Fernando Alonso

11 – Alberto Ascari

12 – Gilles Villeneuve

13 – Nigel Mansell

14 – Mika Hakkinen

15 – Lewis Hamilton

16 – Nelson Piquet

17 – Emerson Fittipaldi

18 – Jack Brabham

19 – Graham Hill

20 – Jochen Rindt


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español