Sportback é o Audi TT de quatro portas
Como havíamos antecipado, a Audi mostrou pela primeira vez, no Salão de Paris, um novo estudo do Audi TT Sportback, que agora tem quatro portas, a plataforma 29 cm mais longa que a versão TT de série e uma nova versão do motor 2.0 TFSI, que tem interessantes 400 cv de potência.
A inspiração claramente veio dos modelos A5 e A7 de quatro portas, e alia com comperfeição a versatilidade de um carro de luxo com as linhas irresistíveis de um cupê. Este é, portanto, o resultado da soma da “fórmula TT” com as virtudes de dois dos melhores carros da marca. E o resultado é muito bom!
Em termos de desempenho, o motor TFSI deste TT Sportback -que trabalha com uma caixa de câmbio de sete velocidades S Tronic e tração quattro permanente nas quatro rodas- consegue acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos; ajuda muito a leveza do conjunto, a suspensão sofisticada e baixo centro de gravidade.
O desenho foi uma das prioridades deste concept. Em torno da plataforma de 2,63 metros fluem linhas elegantes e “musculosas”, dando ao modelo visual esportivo e “elegantemente agressivo”, segundo a Audi. Enormes entradas de ar e a grade típica da marca dominam a parte da frente deste TT anabolizado.
Por dentro, um cockpit virtual domina o espaço; há uma tela 12,3 polegadas substituindo o clássico painel de instrumentos, que permite a escolha de múltiplas informações ao motorista. Um comando circular com superfície tátil permite a introdução de caracteres para utilização de smartphones.
Um conceito muito bem definido, que poderá -segundo os responsáveis da Audi- ser “um novo membro de uma potencial ‘família’ TT”.