CarrosSlide

VW Golf 2024: o compacto alemão não quer perder a majestade

Compartilhe!

Oficial!  Volkswagen Golf 2024: o compacto alemão quer continuar sendo o rei

No dicionário da Volkswagen, está escrito “Golf”, mas se pronuncia “sucesso”, e por isso a marca não quis perder a oportunidade de renovar o seu ícone ainda em pleno ciclo comercial. O Volkswagen Golf  2024 não é uma geração toda nova, é a reestilização da oitava geração. Bom lembrar que a história do compacto  abrange cinco décadas, e ano depois de ano -e são muitos nessa conta- o  Golf  em muitos mercados é a escolha preferida como carro de diversas aplicações e símbolo da história do automóvel.

por Marcos Cesar Silva

Desde seu lançamento no distante ano de 1974, mitos garantem que os termos “Golf” e “Volkswagen” são  dois membros diferentes da mesma família. No início foi um daqueles carros com foco no público jovem, que buscava um meio de transporte barato, confiável e, acima de tudo, prático. Uma ideia que inevitavelmente evoluiu ao longo dos anos, para fazer esquecer os VW arrefecidos a ar.

Assim, desde os anos 1970, todos os compactos de outras marcas tiveram que  competir com oito gerações do Golf. Embora recentemente o novo chefão da empresa tenha falado que tinha dúvidas sobre o futuro do Golf, a  Volkswagen confirmou que, após esta reestilização, veremos uma nova geração –provavelmente elétrica– ainda nesta década.

Dizem que não se mexe em time que está ganhando. Sob essa premissa, o renovado compacto alemão apresenta sutis inovações estéticas, sem correr maiores riscos. Vemos a frente renovada, que inclui uma nova “assinatura” luminosa. Como de costume, há pequenas alterações no desenho dos pára-choques e nos faróis, bem como novas rodas (com até 19 polegadas) e novas cores externas.

Como você pode observar, os faróis dianteiros da linha 2024 apresentam estilo inspirado na linha ID, uma faixa de LED na grade estreita e  o emblema VW iluminado . É claro que não falta a faixa vermelha, característica dos GTI. Na versão top de linha, os conjunto Matrix LED “IQ.LIGHT” oferece um novo farol alto, de maior desempenho, com alcance de até 500 metros.

Passando para o interior, a maior mudança é uma tela do multimídia de 12,9 polegadas (10,4 polegadas para as versões mais básicas), além de qualidade de revestimentos aprimorada. Mantém os controles deslizantes de toque, desta vez iluminados e ergonomicamente otimizados para regulagem de temperatura e volume de áudio. O software usado  é o MIB4, com melhor desempenho, menos bugs e novo assistente de voz.

“O painel digital de 10,2 polegadas é padrão; enquanto o Head-Up Display permanecerá opcional“.

A isto somam-se  novas funcionalidades tecnológicas, que alinham o Golf com a restante da linha alemã. Sem mais detalhes, a Volkswagen oferecerá “Chat GPT” como padrão a partir do segundo trimestre de 2024 em muitos veículos de produção. Outra melhoria importante e muito solicitada pelos clientes são os clássicos botões no volante. Há também novos bancos e molduras.

Pela primeira vez, o Golf GTI pode ser opcionalmente equipado com detalhes interiores em fibra de carbono real”.

No quesito segurança, as manobras agora são mais fáceis, graças aos novos sistemas de assistência à condução. É o caso do Park Assist Plus melhorado e Park Assist Pro 2, que são oferecidos pela primeira vez para o Golf estacionar ou deixar a vaga via smartphone ; bem como a nova visão de 360 ​​​​graus, a Area View 2 .

Na parte mecânica, as opções disponíveis para o Volkswagen Golf 2024 seguem a linha das atuais, com pequenas alterações. O sistema híbrido plug-in aprimorado ganha destaque. Adiciona função de carregamento rápido em CC de até 50 kW e melhora em CA de até 11 kW. Proporciona autonomia eléctrica de cerca de 100 km, graças à nova bateria de 19,7 kWh.

Desse modo, o Golf GTI aumenta a sua potência para 265 cv; enquanto o 2.0 TSI chega a 204 cv. No segundo semestre deste ano, chegam as versões GTI Clubsport , Golf R e Golf Variant R  (os R com tração integral 4MOTION). No próximo ano, também serão lançadas outras versões com tração integral e motor TSI de 204 cv.

Na tabela abaixo você pode ver um resumo da oferta mecânica inicial para o Golf :

VersãoPotência (kW/CV)Caixa de câmbioPropulsão
Híbrido leve
1.5 eTSI (Golf/Variant)85/115DSG de 7 velocidadesDianteira
1.5 eTSI (Golf/Variant)110/150DSG de 7 velocidadesDianteira
Plug-in híbrido
eHíbrido (Golf)150/204EDSG de 6 velocidadesDianteira
GTE (Golf)200/272EDSG de 6 velocidadesDianteira
Motor turbo a gasolina
1.5 TSI (versão Golf)85/115Manual de 6 velocidadesDianteira
1.5 TSI (versão Golf)110/150Manual de 6 velocidadesDianteira
2.0 TSI (Golf GTI)195/265DSG de 7 velocidadesDianteira
Turbodiesel
2.0 TDI (Golf)85/115Manual de 6 velocidadesDianteira
2.0 TDI (Golf)110/150DSG de 7 velocidadesDianteira

A Volkswagen vai lançar no mercado o novo Golf e Golf Variant numa versão básica (a “Golf”) e com as versões “Life” (média), “Style” (topo de linha, luxo) e “R-Line” (topo de linha esportivo). Além disso, os dois modelos esportivos lendários do modelo estão posicionados de forma independente: o Golf GTE e o Golf GTI. Por enquanto não se sabe dos preços.

A partir do versão básica teremos climatização automática de série, sistema de partida sem chave, leitor de sinais de trânsito, regulador de velocidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, integração sem fios de aplicativos para smartphones por meio de Apple CarPlay e Android Auto, interface telefônica, Digital Cockpit, faróis de LED e lanternas traseiras também em LED.

No Life são acrescentados detalhes como itens cromado, retrovisores externos com função de memória, “Wireless Charging” para o smartphone , iluminação periférica, iluminação ambiente tricolor, bancos conforto com apoio lombar dianteiro, rodas de liga leve de 16 polegadas , volante multifuncional revestido de couro e cruise control adaptativo (ACC).

O nível Style é caracterizado por rodas de liga leve de 17 polegadas, para-choques exclusivos com frisos cromados, faróis “Performance” com o logo VW iluminado, bancos esportivos “comfort” com revestimento ArtVelours e ajuste elétrico de 14 posições para o motorista), iluminação traseira, luz ambiente em 30 cores e câmera de ré.

O Style e o R-Line compartilham equipamentos, com visual diferenciado”.

Por sua vez, o R-Line diferencia-se pelos para-choques esportivos com detalhes em preto brilhante, frisos laterais também em preto brilhante e rodas de liga-leve de 17 polegadas em preto com superfícies diamantadas de alto brilho. No interior temos volante esportivo revestido de couro com paddle shifts, seleção de perfil de condução e bancos esportivos em tecido.

O GTI e o GTE são caracterizados pela grade com desenho tipo colméia posicionada no para-choque, defletores de ar bem definidos, spoiler dianteiro, rodas de 17 polegadas, bancos esportivos, sistema multimídia Discover, volante esportivo revestido de couro, manopla de câmbio em alumínio, iluminação ambiente em 30 cores, Climatronic de três zonas e a faixa vermelha ou azul na grade superior.


Compartilhe!