1500 cv: o impressionante Koenigsegg Regera pronto para ser fabricado
A Koenigsegg mostrou no Salão de Genebra a versão de produção do seu superesportivo Regera, classificado pela marca sueca como um megacarro. Apresentado neste evento exatamente há um como enquanto concept, o Regera –que em sueco significa reinar– conta com cerca de 3000 alterações de uma versão para outra, com as principais evoluções passando pelos motores e pela redução de peso.
O Regera conta com um sistema propulsor capaz de oferecer impressionantes 1500 cv de potência máxima. Este valor é obtido graças a um motor 5.0V8 bi-turbo de inimagináveis 1100 cv e três unidades elétricas, que acrescentam mais potência, indo para o total de 1500 cv e cerca de 200 mkgf de torque. Novidade importante é a adição de um conjunto de baterias de 800V e de 4.5 kWh (pesando apenas 90 kg), o que faz do Regera o primeiro veículo de produção em série de 800V. Graças à sua tecnologia, consegue oferecer 525 kWh de descarga e até 200 kWh de recarga.
Mas verdadeiramente surpreendente no Regera é a ausência de caixa de câmbio. Ao invés disso, conta com transmissão direta do motor para as rodas, graças a um sistema que a marca sueca chama de Koenigsegg Direct Drive (KDD) contando com um diferencial traseiro de acoplamento hidráulico que controla a potência e a transmite para o asfalto. Cada roda traseira conta com um motor elétrico integrado de 245 cv.
O Regera usa duas “borboletas” atrás do volante, mas não para funcionamento como as tradicionais caixas de câmbio automáticas: a da esquerda serve para aumentar o poder de recuperação de energia, enquanto a da direita ativa o acoplamento hidráulico para as operações de redução de velocidade.
Apesar de ser de um exibicionismo tecnológico sem fim, o Regera pesa apenas 1590 kg completo com fluidos ou peso “seco” de 1470 kg. Este rival do Bugatti Chiron também apresenta desempenho de tirar o fôlego: zero a 100 km/h em 2,8 segundos e zero a 300 km/h em apenas 10,9 segundos, o mesmo tempo que a quase totalidade dos carrinhos que vemos nas ruas demoram a chegar aos 100 km/h! A marca aponta igualmente o tempo de 20 segundos estimados para atingir os 400 km/h e retomada de 150 km/h para 250 km/h em míseros 3,9 segundos.