CarrosSlide

Fiat: Fiorino ganha novo visual e motor atualizado para 2022

Compartilhe!

A Fiat preparou uma grande atualização para o furgão Fiorino. O utilitário lídera seu segmento com mais de 90% de participação de mercado (responde por 38% do total de vans/furgões em geral vendidas) e está presente no nosso mercado, em várias gerações, desde os anos 1980.

por Ricardo Caruso

Foto: Divulgação

A Fiorino para 2022 ganhou novos faróis, com moldura escurecedora, contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados. A grade traz o logo “Fiat” e o “Fiat Flag” no canto direito. A lateral tem protetores de porta, que protege a carroceria de pequenas encostadas, comuns no dia a dia.

A capacidade de carga é de 650 kg e o espaço no baú é de 3,3 m³.A suspensão traseira, como acontece com a picape Strada, usa materiais de maior resistência, alteração que deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade, segundo a Fiat.

O interior ganhou novo painel, com saídas de ventilação retangulares. O novo conjunto de instrumentos traz computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. Com ajuste de altura de série, o volante exibe também o novo logo da marca.

Além disso, o habitáculo tem revestimentos escuros e mais quatro porta-objetos, totalizando 13 compartimentos (18,3 litros no total, quase dois litros a mais que a Fiorino anterior). Há até um espaço exclusivo para uma maquininha de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos forros de portas.

Outro detalhe: as palhetas dos limpadores de para-brisa da nova Fiorino agora são do tipo “flat-blade”, tecnologia que além de oferecer maior vida útil, permite melhor limpeza do vidro ao mesmo tempo em que gera menor ruído aerodinâmico.

A lista de itens de série inclui direção hidráulica, condicionador de ar, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com comando a distância, pré-instalação para som, protetor de cárter, alarme e faróis auxiliares.

A Fiorino é equipada com controle de tração e estabilidade (ESC) de série. O controle de estabilidade inclui também o assistente de partida em rampa (Hill Holder). O recurso também é ativado em descidas, facilitando as manobras de ré. Por fim, pelo Sinal de Freio de Emergência, o furgão aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as luzes de freio, alertando outros motoristas para reduzir o risco de colisões traseiras.

O motor usado na nova Fiorino é o 1.4 EVO Flex que foi calibrado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Além disso, oferece redução de até 11,8% no consumo de gasolina (com etanol, 8,3%). Ele tem até 86 cv de potência máxima e torque máximo de 12,23 mkgf (com etanol).

A Fiat fez também novos ajustes no câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas e a 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. A marcha à ré foi encurtada em 14%, para facilitar manobras em ladeiras em especial com o veículo carregado.

A Fiorino 2022 é comercializada na versão Endurance 1.4 EVO Flex por R$ 99.990.


Compartilhe!
1714309636