Diesel e 4×2: Ford Ranger Black chega por R$ 180 mil
A Ford foi embora do Brasil, mas não desapareceu de vez. O seu primeiro produto apresentado após a marca desistir de fabricar no por aqui e só comercalizar modelos importados, é a picape Ranger Black.
A Ford Ranger Black foi mostrada como conceito no Salão de São Paulo de 2018, e agora, três anos depois, chega ao mercado como linha 2022. Como nos tempos do Ford T, é outro carro da marca oferecido em apenas uma cor: preta!
por Ricardo Caruso
Importada da Argentina, a ideia desta versão é disponibilizar uma picape com bom preço (o que, necessariamente, não significa “barata”), equipada com motor turbodiesel e transmissão automática, mas numa proposta mais urbana, sem tração 4×4 e trazendo detalhes presentes, por exemplo, na Storm.
Em termos de conteúdo, a Ranger Black segue a XLS e traz ainda alguns itens da top de linha Limited, como a “santantônio” integrado à caçamba, estribos e barras no teto. Ela tem rodas pretas aro 18 com pneus 265/60, faróis e lanternas escurecidos, bancos e volante revestidos, e central multimídia Sync 3 com tela de 8 polegadas e conexão com Android Auto e Apple Car Play.
O sistema Ford Pass Connect, que veio para cá com o Territory, permite acessar funções do carro por meio de aplicativo no smartphone. Outros recursos são cruise-control, ar-condicionado automático bizone e câmera traseira de ré.
O motor não é o cinco cilindros 3.2 litros de 200 cv da Storm, e sim o quatro cilindros 2.2 de 160 cv, com 39,2 mkgf. A Ford anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 15 segundos e velocidade máxima de 164 km/h. Se a caixa câmbio automática de seis marchas não muda, a suspensão por sua vez foi recalibrada para garantir mais conforto; a capacidade de carga é de 1.168 kg.
Em termos de segurança, a Ranger Black traz airbags laterais dianteiros, de cortina e de joelho do motorista, controle de estabilidade e alerta de troca de faixa. Uma boa novidade na Ranger Black é a cobertura rígida retrátil da caçamba, com abertura e fechamento por acionamento elétrico.
O equipamento é vendida como acessório por preço na casa dos R$ 10 mil, mas será incluída como cortesia nas 100 primeiras unidades.
O preço é de R$ 179.900 (sugerido), o que a posiciona acima da XLS 4×2 ( que custa R$ 167.790) e abaixo da XLS 4×4 (R$ 201 mil) e da Storm 4×4 (R$ 200.390).