Última hora

Toyota fecha sua fábrica na Rússia

Compartilhe!

No momento em que as acusações entre o Ocidente e a Rússia sobem de tom, por causa da guerra na Ucrânia -inclusive com ameaça de uso de bombas atômicas- aquele que é um dos maiores grupos automotivos do mundo, a Toyota, acaba de anunciar o fim, em definitivo, das operações de produção de veículos no país liderado por Vladimir Putin.

da Redação

O anúncio divulgado pelos japoneses acaba sendo o ponto final após a suspensão de produção anunciada no passado dia 4 de março, ou seja, cerca de uma semana após a Rússia ter avançado para dentro das fronteiras da Ucrânia.

Com esta medida inicial, que o fabricante justificou com as graves interrupções nas linhas de fornecimento, em consequência das sanções impostas ao país liderado por Vladimir Putin, a Toyota interrompia a produção na única fábrica que possui na Rússia, mais concretamente em São Petersburgo. Decisão, essa, que agora se torna definitiva.

A fábrica da Toyota em São Petersburgo
A fábrica da Toyota em São Petersburgo cujo fechamento em definitivo acabou de ser anunciado

Em comunicado divulgado, a Toyota explicou que, por não ver qualquer possibilidade de poder retomar a produção em São Petersburgo, pelo menos a curto prazo, decidiu tornar o encerramento da fábrica, definitivo.

Quanto aos funcionários que mantinham ligações contratuais com a fábrica, a marca prometeu dar assistência numa possível contratação por uma terceira entidade, proporcionando a eles formação e treinamento em outras áreas, mas também garantindo “bem-estar, incluindo apoio financeiro acima dos requisitos legais”.

A construção da única fábrica da Toyota na Rússia foi iniciada em 2005, sendo que a produção começou em 2007, com o modelo Toyota Camry. Já em 2016, a unidade passou a produzir também o SUV RAV4.

Com capacidade máxima instalada de 100.000 carros/ano, a grande maioria para comercialização em território russo, a fábrica está agora diante um futuro incerto, uma vez que a Toyota poderá optar por vender as instalações.

O Camry é um dos modelos que a Toyota produzia em São Petersburgo
O Camry é um dos modelos que a Toyota produzia em São Petersburgo

Caso isso aconteça, não é garantido que possa voltar a operar fabricando modelos Toyota com outro logótipo, afirmou um porta-voz da empresa japonesa.

Por outro lado e mesmo com o encerramento, da unidade de produção de São Petersburgo, o fabricante promete manter presença em território russo, por meio da sua rede de concessionários, tanto Toyota, como Lexus. Ainda assim, até mesmo essa parte do negócio deverá ser reestruturada e adaptada à nova realidade atual.


Compartilhe!
1714425142