CarrosSlide

Um minuto de silêncio: o motor V8 Hellcat se despede com 1040 cv no Dodge Challenger

Compartilhe!

O Dodge Challenger SRT Demon 170 foi apresentado com a recorre a derradeira evolução do motor 6.2 V8 Supercharged Hellcat e anuncia uns impressionantes 1040 cv de potência. É o começo do fim de uma era, que nos brindava com potência, cheiro de gasolina e motores V8.

por Ricardo Caruso

Dodge Challenge SRT Demon 170

Depois de uma longa campanha de teasers e de vários V8 quebrados, o último muscle car da Dodge com motor puramente a combustão já foi mostrado: o impressionante Dodge Challenger SRT Demon 170, uma maravilha com 1040 cv de potência.

Como seria de esperar, a Dodge não fez por menos e criou aquele que pode ser considerado como o Challenger mais espetacular de todos os tempos, ao mesmo tempo que se apresenta como o novo rei das pistas de arrancada (as drag strips). Como foi prometido, incorpora todo o passado de muscle cars da marca americana.

Dodge Challenge SRT Demon 170 frente

Por baixo do capô do SRT Demon 170 reside a derradeira evolução do motor Hellcat 6.2 V8 Supercharged, simplesmente diabólico, que traz tantas mudanças importantes que quase pode ser considerado um motor novo. Tudo para ultrapassar os ambicionados 1000 cv de potência máxima. Uma dessas mudanças é a possibilidade de poder usar combustível E85 (85% etanol e 15% gasolina), o que permitiu inflar a potência máxima até aos 1040 cv a 6500 rpm e o torque até os 128 mkgf.

Dodge Challenge SRT Demon 170 motor V8

Como seria de esperar, com o uso de gasolina (E15) os números do SRT Demon 170 são um pouco inferiores: 912 cv e 109 mkgf. Mesmo assim, são superiores aos números do primeiro Demon, que chegava aos 852 cv e 104 mkgf. Com os 1040 cv disponíveis, o Dodge Challenger SRT Demon 170 é capaz de fazer de zero a 100 km/hos em incríveis e certificados 1,76s, com o quarto de milha (402 m) cumprido em 8,91s, atingindo os 242 km/h nessa mesma distância.

Dodge Challenge SRT Demon 170 frente

Para se perceber bem a importância deste número —8,91s numa arrancada de 400 metros—, o Dodge Challenger SRT Demon 170 fica impedido de correr numa drag strip homologada pela NHRA (National Hot Rod Association) se não estiver equipado com um “santoantônio” (tecnicamente conhecido como gaiola de segurança” e paraquedas para travagem.

Além das melhorias feitas no motor -que conta, entre outros coisas, com um compressor com 3,0 l de capacidade (em vez dos 2,7 l do Demon anterior)- o Dodge Challenger SRT Demon 170 traz suspensão adaptativa da Bilstein que eleva a traseira em quase 10 mm, novas molas e barras estabilizadoras, e novos pneus Mickey Thompson ET Street R 245/55-18 na frente e 315/50-17 atrás.

Dodge Challenge SRT Demon 170 paraquedas
Como item opcional, a Dodge vai disponibilizar um paraquedas de frenagem para o Challenger SRT Demon 170.

O SRT Demon 170 é também um pouco mais leve do que os modelos anteriores, ao ter dispensado os para-lamas alargadas na frente (-7,2 kg) que encontramos noutros Challenger. Além disso, como opcional, pode ser equipado com rodas de alumínio forjado e fibra de carbono, que reduzem em mais 14,5 kg o peso total.

Dodge Challenge SRT Demon 170 traseira

 

O Dodge Challenger SRT Demon 170 está limitado a apenas 3300 unidades, sendo que 3000 estão destinadas ao mercado dos Estados Unidos América e ss restantes 300 ao Canadá.

.Nos Estados Unidos será vendido a partir de US$ 96.666 dólares (um número sugestivo, por conta do 666…). E mais: os compradores receberão um conjunto de decanter para bebidas com o tema Demon, que vem em uma caixa especial que ostenta seu nome, bem como o VIN de seu veículo. A caixa também tem um emblema Demon 170 e uma ilustração única na tampa superior interna. E não pára por aí. Os mimos para os proprietários receberão um emblema personalizado do painel de instrumentos após a entrega. Eles também estão convidados a participar de uma aula de um dia “SRT Experience”, na Radford Racing School em Chandler, Arizona.

E para encerrar, aqueles que tiverem a sorte de garantir um pedido e receber seu Challenger, precisarão assinar um documento reconhecendo as características únicas do Demon 170 como um carro de arrancada de produção legal que pode ser usado nas ruas de rua e de construção especial.


Compartilhe!
1718964966