Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

989: a perua Porsche que nunca existiu

Compartilhe!

O Panamera foi a primeira wagon lançada pela Porsche, mas esse título poderia pertencer ao Porsche 989. Em 1988 a Porsche decidiu iniciar o desenvolvimento de uma wagon de quatro portas. O objetivo do projeto, chefiado por Ulrich Bez, era simples: uma “perua” com o emblema da Porsche, que deveria de ser prática, rápida, confortável e ainda assim oferecer uma experiência de condução 100% esportiva. Um plano simples, é verdade, mas de execução difícil para a marca até então especializada em carros esportivos.

porsche-989-concept-car-from-1988_100481011_l

Como forma de ganhar tempo e reduzir custos -e ao mesmo tempo garantir uma boa dinâmica de pilotagem- Ulrich Bez decidiu recorrer à competente e comprovada plataforma do Porsche 928. Além da plataforma, essa inédita wagon deveria também compartilhar as motorizações com o 928. Nascia assim Porsche 989 Concept, uma wagon de quatro portas equipada com um motor V8 em posição dianteira, capaz de desenvolver 300 cv de potência, espaço para quatro adultos, bagagens e muito equipamento. Isto em 1988.

O estilo remetia aos 911. As imagens dizem tudo. Quase 30 anos depois, o desenho continua atraente e agradável, e é possível reconhecer no Porsche 989 muitos elementos estilísticos que caracterizaram a marca até 2005, ou seja, 17 anos depois. Diante das referências alemãs da época (Audi, BMW e Mercedes), o avanço do desenho do 989 é claro.

verschollener-prototyp-porsche-989-560x373-7da1305731403699 porsche-989-%e0%b8%a3%e0%b8%96%e0%b8%95%e0%b9%89%e0%b8%99%e0%b9%81%e0%b8%9a%e0%b8%9a-4-%e0%b8%9b%e0%b8%a3%e0%b8%b0%e0%b8%95%e0%b8%b9-%e0%b8%84%e0%b8%b1%e0%b8%99%e0%b9%81%e0%b8%a3%e0%b8%81%e0%b8%82

 

Então fica a duvida: por que a Porsche não lançou o 989? A resposta é simples: por puro receio. A queda nas vendas do Porsche 928 em 1991 e a saída de Ulrich Bez da marca, decretaram o fim do projeto, que tinha tudo para avançar. O protótipo que vemos nas imagens até chegou a ser anunciado como “destruído” pela própria marca, na sequência do cancelamento da produção do 989. Felizmente essa notícia era falsa, pois a Porsche apenas escondeu o Porsche 989 num galpão, longe de olhares indiscretos. É o único exemplar que existe do Porsche 989.

Mas os tempos de ostracismo do 989 acabaram. Hoje o Porsche 989 é uma das atrações do Museu da Porsche e é um dos modelos que a marca faz questão de exibir de tempos em tempos em eventos pela Europa. O que teria acontecido se a Porsche tivesse lançado o 989? Nunca saberemos. Mas a primeira geração do Panamera não era tão bonita e deu certo. Portanto…


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español