Última hora

FIAT: PICKUP MÉDIA NACIONAL TERÁ PLATAFORMA DODGE

Compartilhe!

 Fiat_Sentiero_7

Deu no site BLOGAUTO (www.blogauto.com.br): a Fiat esta preparando uma pickup média para o mercado nacional, totalmente diferente das Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger. A marca quer revolucionar o segmento no Brasil e, para isso, está desenvolvendo de forma sigilosa esse seu primeiro modelo inédito, que chegará ao mercado em 2015, produzido na fábrica de Goiana, que está sendo erguida em Pernambuco.

O BLOGAUTO apurou com fontes internas da Fiat outra informação surpreendente: a montadora usará como base do seu projeto a plataforma do atual sedã Dodge Dart/Fiat Viaggio. Isso significa que a primeira pickup média Fiat terá nas versões de entrada apenas tração dianteira, algo inédito no segmento. Outra novidade é que a pickup, que ainda não teve o nome definido, irá utilizar carroceria monobloco no lugar de chassis e carroceria separados, mas mesmo assim a capacidade de carga será de 1 tonelada, na versão de cabine simples.

Fiat_Sentiero_6

Quem está por trás do projeto inusitado é o italiano Claudio Demaria, diretor de engenharia da Fiat do Brasil, que quer compensar a falta de tradição da marca nessa categoria com um produto diferenciado. Demaria tem 58 anos, 39 dos quais dedicados à engenharia da Fiat.

O trunfo da Fiat ao lançar um projeto tão inovador é prometer a dirigibilidade de um carro de passeio, mas sem perder a robustez dos comerciais tradicionais. Como se sabe, hoje grande parte dos clientes desse tipo de veículo usa  as pickups como carro de passeio, e a ideia da Fiat é priorizar esse aspecto. A pickup média Fiat  também marcará a estréia no Brasil de um motor diesel de nova geração seguindo os moldes do motor 2.0 biturbo que equipa a VW Amarok. Além da cabine simples, a pickup terá cabine dupla e o sistema de tração integral como opcional, de série nas versões top de linha.

Fiat_Sentiero_8

Para ilustrar, usamos as imagens do Fiat Sentiero, do desenhista romeno Dragos Prodan, já que a nova pickup média Fiat ainda não teve o visual totalmente definido, mas é bem possível que os designers da Fiat busquem inspiração no modelo. Quem já viu a pickup garante que a beleza será um dos pontos altos. Se a expectativa se confirmar, o que não faltará é uma campanha de marketing agressiva, como é tradição na empresa italiana.


Compartilhe!
1714247099