Última hora

AOS 102 ANOS, BERTONE ENCERRA SUAS ATIVIDADES

Compartilhe!

Depois de se salvar de duas crises sérias, em 2007 e 2011, a Bertone não resistiu à terceira ameaça e encerrou suas atividades.

Com sede na Itália, o estúdio Bertone participou ao longo de décadas de incontáveis projetos de desenho de carros, como Lamborghini Miura, talvez o mais emblemático de todos. A lista é grande, e inclui o Kadett conversível, que foi vendido no Brasil e o Fiat X1/9. Sua última grande criação foi o Aston Martin Bertone Jet 2+2, apresentado no Salão de Genebra do ano passado. Apesar da marca ter recentemente celebrado o seu centenário (em 2012), nunca mais foram apresentados projetos da Bertone desde o ano passado.

Após ter escapado da falência em 2007, graças à intervenção do Gruppo Prototipo, e novamente em 2011, leiloando alguns dos seus principais bens, agora o estúdio não resistiu e fechou mesmo as portas. No entanto, o genial trabalho de criação poderá ter continuidade em Itália, já que o chefe de desenho da Bertone, Michael Robinson, se uniu ao estúdio de Turim, o ED Design, do qual detém metade das ações. Junto com Robinson, vários engenheiros e designers da extinta empresa também passaram para a ED Design, que assim irá ficar com a obrigação de dar continuidade ao legado da Bertone.

 

 

Nuno Fatela


Compartilhe!
1714296710