Última hora

Em breve: carros da Audi usarão baterias de 48 volts

Compartilhe!

images

A Audi anunciou que num futuro próximo vai quadruplicar a voltagem das baterias de seus carros, ino dos 12 Volts atuais para 48 V, para poder aumentar a oferta de tecnologia de seus modelos. Hoje, os carros da marca tem a parte elética de 12V, que é um padrão mundial para automóveis, mas a perspetiva de inclusão de novos recursos torna este valor insuficiente. É por esse motivo que a marca se prepara para fazer este aumento de voltagem nos seus veículos. “A tecnologia de 48 Volts permite ter mais energia disponível, o que facilita a implantação de novas tecnologias com as quais poderemos fazer os automóveis mais esportivos, mais eficientes e mais fáceis de utilizar”, explicou o Prof. Ullrich Hackenberg, responsável pelo departamento de desenvolvimento de tecnologias da marca alemã. 

A idéia não é substituir o sistema atual ded 12V, e sim a colocação de um outro sistema elétrico de 48Vs em paralelo, que utilizará baterias de ions de lítio pela sua maior potência e eficiência. Também será reduzido o número de cabos e ligações elétricas, diminuindo a quantidade de energia dissipada. Este sistema foi já apresentado no Audi RS5 TDI Concept, que conta com sistema de sobrealimentação que usa um compressor elétrico, que funciona independente do motor, beneficiando a aceleração.

A marca diz que esta alteração da corrente elétrica permite abrir inúmeras possibilidades, que não quis revelar, embora explique que quadruplicar a voltagem energia elétrica disponível é ideal para a integração de sistemas de controle dinâmico da suspensão.

 


Compartilhe!
1714396863