Os carros da Tesla podem ainda ter suas falhas, mas se algo caracteriza o fabricante de Palo Alto, na California, são suas ações publicitárias espetaculares, que sempre surpreendem. Do lançamento de um Tesla Roadster ao espaço até cada apresentação oficial de um novo modelo, tudo é calculado e bem programado. 

Agora, um Tesla Model X rebocou um Boeing 787-9 Dreamliner da empresa australiana Qantas, e algumas imagens do feito em pouco tempo deram a volta ao mundo.

É verdade que não é a primeira vez que vemos algo assim, pois recentemente um Porsche Cayenne Diesel foi colocado à frente do maior avião de passageiros do mundo , um Airbus A-380 da Air France. Ainda assim, a Tesla conseguiu surpreender mais uma vez e, ao mesmo tempo, conseguiu quebrar um novo recorde, graças às 130 toneladas que pesam este Boeing, que excedeu os recordes de reboque de um veículo elétrico .

Também deve ser dito que este feito tem seus truques. Para começar, o avião estava vazio e descarregado, além de provavelmente com menor carga de combustível, mas mesmo assim soma mais de 130 toneladas . O modelo escolhido para este feito foi o modelo X P100D da Tesla, o mais potente da marca, com torque máximo de 96 mkgf e peso de 2.465 kg. É capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3,1 segundos e atingir velocidade máxima de 250 km/h.

Para você comparar, o tradicional tratorzinho que move os aviões nas pistas dos aeroportos pesa até 54.000 kg e tem torque de 340 mkgf. A Qantas queria promover desta forma a nova frota de veículos elétricos que vai estrear nos aeroportos de Sydney e Canberra, que geralmente são a diesel. Apesar disso, sabemos que um Modelo X é capaz de muito mais, como rebocar um trem com conteiners com mais de 110.000 kg em Los Angeles .

Confira: