Classic Cars

Antes do DeLorean, a Ford já tinha feito três modelos em aço inoxidável

Compartilhe!

São incomuns, mas carros com carroceria de aço inoxidável já existiram no passado, mas hoje ainda causam espanto em modelos como DeLorean e Cybertruck. Mas não estamos falando desse passado recente. O primeiro deste trio de Ford em aço inoxidável, por exemplo, surgiu em 1935, há 85 distantes anos. E estes três modelos da Ford -feitos neste material- agora vão a leilão.

Modelos Ford em aço inoxidável

Não se trata de modelos produzidos em série, como foi o DeLorean DMC-12 ou como será a picape Tesla Cybertruck. Mas como estes dois,, não deixam de ser modelos em aço inoxidável, ainda que produzidos em poucas unidades.

A criação e produção destes três modelos justifica-se por uma parceria estabelecida inicialmente em 1935 entre a Ford e a Allegheny Ludlum Steel (sediada em Pittsburgh, Estados Unidos). O objetivo da parceria demonstrar a durabilidade e também o apelo estético do aço inoxidável, e não havia melhor forma de fazer isso do que num automóvel?

Modelos Ford em aço inoxidável
Ford Deluxe Sedan, Lincoln Continental Conversível e Ford Thunderbird

E assim se decidiu construir seis unidades do Ford Deluxe Sedan, durante 1936, em aço inoxidável e não foram só para chamar atenção em algum Salão. Entregues aos executivos da Allegheny, cada um destes seis Ford Deluxe Sedan acumulou mais de 320 mil km (200 mil milhas) durante os 10 anos que estiveram em serviço, comprovando a durabilidade do material.

Destes seis modelos, quatro sobrevivem ainda hoje, e o Ford Deluxe Sedan que vai a leilão ainda estava na posse da  Allegheny, agora denominada Allegheny Technologies.

A parceria entre as duas empresas não ficou nisso, regressando na década de 1960, dando origem a mais dois modelos com carroceria de aço inoxidável.

O primeiro, um Ford Thunderbird 1960 foi produzido em duas unidades, com a carroceria formada em aço inoxidável T302. A durabilidade do material ficou também comprovada pelos seus escapamentos. Feitos também em aço inoxidável, ainda hoje são os originais montados em 1960, com cada uma das duas unidades acumulando mais de 160 mil km rodados (100 mil milhas).

O segundo carro desta leva foi um Lincoln Continental Conversível 1967, que foi produzido em três unidades. A intervenção neste modelo foi mais modesta, ao só ter substituído os painéis da carroceria feitos de aço por outros de aço inoxidável.

Modelos Ford em aço inoxidável

Os três exemplares das fotos serão leiloados como uma coleção. O leilão, organizado pela Worldwide Auctioneers, acontecerá no próximo dia 5 de setembro em Auburn, Indiana, EUA. Não existe preço de reserva.

“São artefatos extraordinários, de uma dinâmica era de inovação, tanto da indústria do automóvel como na do aço na América. Após terem sido os bem preservados até agora, a Allegheny acredita que estes carros merecem ocupar o seu espaço de destaque numa coleção significativa ou num museu, onde podem ser mais apreciados pelas próximas gerações num contexto de coleção de automóveis, e nós estamos honrados por nos terem confiado com a sua venda“. Worldwide Auctioneers


Compartilhe!
1714320592