Vídeos

Vídeo: desenho animado relembra o trágico acidente de Le Mans 1955.

Compartilhe!

Revisite com AUTO&TÉCNICA, 65 anos depois, um dos momentos mais tristes da história do automobilismo, com esse desenho animado: “Le Mans 1955”.

Le Mans 1955

O dese nho animado “Le Mans 1955” nos leva a relembrar o trágico acidente que ocorreu durante a lendária prova de resistência naquele ano. Recentemente fez 65 anos da tragédia que levou a vida não só do piloto francês Pierre Levegh, como de 83 espectadores, no dia 11 de junho de 1955. Foi a maior tragédia da história do automoblismo.

O desenho animado concentra as suas atenções sobre Alfred Neubauer, chefão da equipe Daimler-Benz, e John Fitch, o piloto norte-americano que fazia dupla com Pierre Levegh no Mercedes 300 SLR número 20 .

O desenho em si não tenta explicar ou descrever como o acidente ocorreu; não chega sequer a ser mostrado. O produtor focaliza na tragédia humana e no sofrimento que trouxe, e na dinâmica entre John Fitch e Alfred Neubauer.


“Le Mans 1955” foi realizado por Quentin Baillieux, tendo sido lançado no ano passado (2019). Recebeu o prémio para melhor curta-metragem de animação no “St. Louis International Film Festival” de 2019.

No ano seguinte ao acidente, 1956, o circuito de La Sarthe, onde se realiza a “24 Horas de Le Mans”, recebeu importantes alterações, para elevar os níveis de segurança, a fim de que uma tragédia destas nunca mais voltasse a acontecer. Toda a zona das boxes foi redesenhada e as arquibancadas em frente à reta de chegada foram demolidas e reconstruídas mais afastadas da pista, com novos espaços para o público.


Compartilhe!
1714234712