Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Especial: 20 (fantásticos) carros de Elvis Presley

Compartilhe!

Graceland: 20 carros de Elvis Presley

Mesmo que você não saiba nada sobre música, com certezajá ouviu falar de Elvis Presley. Conhecido com “Rei do Rock”, ou apenas “O Rei” , ele foi artista mais influente e que mais vendeu discos do século XX. Na verdade, Elvis é um ícone cultural, cujo significado perdura até hoje com cada vez mais relevância, mesmo 43 anos após a sua morte. Um músico, ator e showman talentoso, Elvis foi quem sintetizou o tal do “rock and roll”, no início dos anos 1950.

De imediato ele se tornou ídolo para milhões e milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, poucos sabem que Elvis era um ávido comprador de carros. Na verdade, ele tinha o hábito incomum de comprar carros e presentear seus funcionários, amigos e até mesmo pessoas aleatórias na rua. Boa parte do que ganhou ele deu para a caridade. Como sua marca preferida era o Cadillac, ele comprou mais de 600 Cadillac durante sua vida, o que o transforma no maior comprador particular da marca em todos os tempos.

O mais interessante de tudo é que Elvis não dirigiu todos eles. Ele apenas pagou por todos e deu a maioria deles. No entanto, além de sua extensa lista de Cadillac, Elvis possuía vários outros carros (e motos e triciclos e aviões) interessantes, que são tão lendários quanto seu proprietário. 

Portanto, continue lendo para aprender muito mais sobre 20 de alguns dos mais interessantes carros do Rei.

Imagem
  1. Lincoln 1942

No início dos anos 1950, ainda desconhecido, Elvis comprou seu primeiro carro, um Lincoln Zephir 1942. Mas naquela época, Elvis era apenas motorista de picape de uma empresa de Memphis. Ele nunca pensou que teria uma carreira tão extraordinária, e por isso um Lincoln usado era tudo que ele podia pagar. O carro não era confiável, então, como Elvis disse mais tarde, “eu empurrava este carro mais do que dirigia”.

2. Cadillac 1954

Em junho de 1955, no comecinho de sua carreira, Elvis e sua banda compraram um Cadillac Sedan 1954, cor de rosa, que chamava atenção devido à sua cor atraente. Mas logo após a compra, o carro pegou fogo e queimou inteiro. Felizmente, Elvis, sua banda e instrumentos conseguiram escapar ilesos.

3. Cadillac Fleetwood Series 60 1955

Depois daquele infeliz incêndio, Elvis voltou à concessionária Cadillac e comprou outro Caddy. Mas desta vez era o modelo maior da linha Fleetwood, que poderia carregar todos os membros de sua banda e seus equipamentos. Em seguida, pintou o carro de rosa e o deu de presente para sua mãe, que não dirigia.

Elvis's 1955 Cadillac Fleetwood on display | CLASSIC CARS TODAY ONLINE

Foi o unico carro que ele conservou aé a sua morte, em estado de novo. O icônico Cadillac “cor de rosa” está exposto no Elvis Presley Automobile Museum, em frente a Graceland.

4. Messerschmitt KR200

Embora este carro minúsculo com apenas dois assentos e motor de 191 cm3 não se encaixe exatamente no seu gosto por carros, Elvis comprou um enquanto fazia compras em meados dos anos 1950.

Elvis Presley With his three-wheel custom-built Messerschmitt ...

Ele detestou e trocou o carrinho por roupas. Não se sabe o destino desse Messerschmitt KR200.

Elvis with his 1956 Messerschmitt Micro car - Elvis Presley ...

Também foi fotografado a bordo de uma BMW Isetta (acima), que deve ter tido o mesmo destino…

5. Lincoln Continental Mark II

O lançamento da linha Continental e seu altamente luxuoso Mark II em 1956 inspirou Elvis a comprar um. Naquele ano, ele comprou vários Cadillac e um sedã Lincoln Premiere, mas o Mark II era seu favorito. 

♡♥Elvis Presley 21 looks over a white Lincoln Continental Mark ...

Ele encomendou especialmente o carro branco, usando-o por vários anos.

6. Cadillac Eldorado 1957

Apesar de comprar basicamente sedãs de luxo e limusines, Elvis se deu de presente o novo Cadillac Eldorado 1957. Era apenas um dos vários Eldorados que ele tinha. Ele gostava de usar um Eldorado 1956, então quando os modelos 1957 foram lançados, ele comprou um novo.

7. BMW 507

No final dos anos 1950, o rock and roll c;assico estava em baixa, e Elvis entrou para o exército e foi servir na Alemanha. Ele precisava se afastar para saber que caminho sua carreira deveria tomar.

Elvis BMW 507 ~ 1957 | Elvis presley, Elvis, Bmw 507

Elvis já era uma estrela mundialmente famosa quando se alistou, então seu tratamento lá foi um pouco melhor do que o do resto dos soldados. Quando ele chegou à Alemanha, seu primeiro carro foi um Fusca, mas ele logo comprou um BMW 507 Roadster branco.

Jornal dos Clássicos - Este BMW 507 renasceu em memória a Elvis ...

Como todo americano, Elvis não era bom com transmissão manual, mas adorava as linhas e o desempenho do 507 Roadster. Ele pintou o carro de vermelho, porque pintura branca vivia manchada pelo batom das fãs. Esse carro foi localizado recentemente, e totalmente restaurado pela BMW.

8. Lincoln Continental Mark 5

Enquanto ainda estava no exército, Elvis encomendou um Lincoln especial 1960, com vários detalhes personalizados, para ser entregue na Alemanha. Era um sedã, limusine curta, com vidro de separação dos motorista, duas unidades de ar condicionado separadas e muitos outros componentes especiais. O motivo da compra deste carro foi o fato de que muitas vezes Elvis era levado de passageiro durante sua estada na Alemanha, então ele precisava de algo apropriado e confortável para isso.

9. Rolls Royce Phantom V

Imediatamente após sua dispensa do Exército, Elvis assinou um novo contrato com a RCA Victor. Então, para comemorar, ele se deu ao luxo de comprar um carro novo, um Rolls Royce Phantom V, top de linha. O carro era a limusine de luxo mais cara que o dinheiro poderia comprar em 1960.

A coleção de carros de Elvis Presley | VEJA

Os ingleses entregaram o Phantom direto em Graceland. Este não foiu o único Rolls Royce que Elvis teve, mas foi o primeiro. Elvis deve ter gostado da marca, porque comprou um Silver Cloud pouco depois.

10. Cadillac Fleetwood Series 75

Para fins de viagens, Elvis comprou um Cadillac Limusine Fleetwood Series 75 1960. Imediatamente, ele a enviou para George Barris, seu personalizador preferido, para um tratamento especial. O carro era branco com detalhes em ouro (havia ouro em pó também na tinta) e tinha interior de couro.

Boletim CBN Autoesporte: carros inspiraram a criação do rock ...

 Além disso, tinha janelas especiais na traseira do carro e sistema de som com TV incluída, um luxo absurdo naqueles tempos. Curiosamente, Elvis e sua equipe usaram o carro por vários anos.

11. Ford Thunderbird 1962

Elvis fazia compras por impulso, especialmente quando se tratava de carros. Portanto, não é estranho que ele comprou um Thunderbird Roadster 1962 assim que viu um na concessionária Ford de Memphis. Em 1962, o Thunderbird era um dos modelos americano de luxo dos mais interessantes, com seu estilo inspirado no tema aeroespacal e motor V8 muito potente.

12. Ford Mustang

Embora o Ford Mustang fosse um carro barato e econômico, que escapou do radar dos gostos caros de Elvis, ele teve um por curto período de tempo. 

Elvis gave as a gift that red 1968 mustang to Priscilla's brother ...

Na verdade, Elvis comprou um cupê vermelho, mas logo deu de presente para seu cunhado.

13. Lincoln Executive Limousine

No final dos anos 1960, uma das limusines mais exclusivas que se poderia obter era a modelo Executive, da Lincoln, construída pela empresa Lehman & Peterson. Eles basearam esses carros na série Continental regular, mas os modificavam de acordo com os desejos dos clientes. Claro, Elvis precisava de um desses, que costumava usar quando estava na área de Los Angeles no final dos anos 1960, filmando em Hollywood.

14. Lincoln Mark III

Naquele período, parecia que Elvis começou a se interessar pelos Lincoln. Então, em 1969, ele comprou o novo cupê Lincoln Mark III, que foi um dos melhores carros de luxo da época. O carro, junto com muitos de seus outros, ficava estacionado em sua mansão em Beverly Hills, onde ele ficou enquanto estava na Califórnia. Ele aparece guiando este carro aparece no documentario “Elvs, That’s the way it is”.

14. Mercedes 600 Pullman

Um dos mais raros carros de luxo europeus que passou pelas mãos do Rei foi o Mercedes 600 Pullman, limusine que comprou em 1970. Naquela época, o Mercedes 600 era a escolha de ditadores, celebridades mundiais e estrelas do rock mais famosas, então, naturalmente, Elvis comprou um. Embora o carro tivesse placas da Califórnia, os fãs frequentemente o viam durante seus dias em Las Vegas.

16. Stutz Blackhawk

O início dos anos 1970 viu o renascimento de uma das marcas americanas de luxo mais icônicas, a Stutz. A marca havia desaparecido nos anos 1930, mas Jules Meyers, um banqueiro de investimentos, a reviveu. Os modelos Stutz dos anos 1970 eram cupês construídos com base no Pontiac Grand Prix. Além disso, eles fizeram a carroceria especial, de inspiração retrô e vários recursos extras.

Claro, Elvis ficou mais do que interessado quando viu o carro. Na verdade, Elvis possuiu quatro deles durante sua vida, embora algumas fontes digam que ele tinha cinco Stutz Blackhawks em seu nome. O número 1 estava destinado para Frank Sinatra, que abriu mão do carro, imediatamente “adotado” por Elvis.

O ultimo carro que ele guiou, no dia em que faleceu (16/08/1977) foi o Stutz preto de interior vermelho, 1973.

17. De Tomaso Pantera

Elvis preferia sedãs e limusines luxuosas, mas teve vários carros esportivos. E um deles foi um De Tomaso Pantera amarelo que ele comprou no início dos anos 1970. Estava livre de Priscilla e comprou carro para sua namorada Linda Thompson. O carro ficou famoso porque Elvis atirou nele várias vezes, pois ninguém conseguiu dar a partida e ele ficou furioso. 

ELVIS, UMA PPK E UM PANTERA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

O Pantera amarelo está preservado na coleção de um museu, com os buracos de bala intactos como prova do comportamento às vezes estranho de Elvis.

18. Ferrari Dino 308 GT4

Um dos carros que os visitantes podem ver em Graceland -e que esteve exposto no Brasil há poucos anos- é o Ferrari Dino 308 GT4 preto, que Elvis comprou em 1975. O carro foi seu primeiro e único Ferrari, mas ele raramente o usava. Durante os últimos anos, devido à sua estatura e constantes problemas de peso, Elvis preferiu carros mais confortáveis ​​e espaçosos. Há uma miniatura Hot Wheels, escala 1/18, desse carro.

19. Cadillac Seville 1977

O Cadillac Seville 1977, de duas cores, foi o último Cadillac que Elvis comprou pouco antes de morrer em 1977. No início, o Seville era um Cadillac de tamanho reduzido. E, embora fosse um Caddie, alguns compradores não o consideraram tão bom quanto os modelos de tamanho “normal” de antes. No entanto, Elvis comprou e adorou, o que significa que o Seville é um verdadeiro Cadillac de ponta a ponta.

20. Cadillac Miller-Meteor Traditional Hearse

O último Cadillac na história de Elvis Presley foi um funerário Miller-Meteor Hearse branco 1977, usado em seu cortejo fúnebre. O carro levando seu corpo estava na frente da longa carreata de Cadillac brancos (uma homenagem ao cantor), motos da polícia e outros veículos. Foi a maneira adequada de se despedir do Rei do Rock and Roll e também de um dos maiores admiradores de carros dentro da história da música.

Alguns anos depois, este carro estava indo ara um funeral na Forida, e pegou fogo. Até hoje seu proiprietário lamenta não ter desativado eo modelo e o conservado, apesar da triste missão que teve.

Estes são apenas alguns dos melhores carros que o lendário Elvis Presley teve durante sua vida. Qual deles é o seu favorito? Algns ou todos? Reserve um bom empo para admirar diversos deles na próxima vez que visitar Graceland.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español