Última hora

IPI REDUZIDO VAI SER MANTIDO

Compartilhe!

Guido Mantega, ministro da Fazenda, anunciou ontem (29/08) a prorrogação do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos. O desconto iria terminar amanhã, sexta-feira (31/08), mas irá vigorar por mais dois meses, até dia 31 de outubro. A redução do imposto beneficia em especial os carros compactos mais baratos, com motor 1.0, que continuam isentos de pagar o tributo, mantendo os preços cerca de 10% mais baixos.

Para as montadoras já instaladas no Brasil, a prorrogação da redução do IPI manterá as vendas aquecidas, o que vai garantir o crescimento do mercado e recordes de emplacamentos até 31 de outubro. Mas para as importadoras, o desconto no IPI não vai melhorar em nada os já preocupamntes resultados, pois os modelos trazidos de fora do Mercosul e México continuam pagando 30% a mais no imposto.

Segundo o ministro Mantega, a prorrogação do desconto no IPI pode gerar perda de R$ 800 milhões de arrecadação de impostos só nos próximos dois meses; nos cinco meses em que vigorou o IPI mais baixo, o governo estima perda de quase R$ 2 bilhões. Mas o que importa é que a manutenção da medida vai manter o mercado automobilístico brasileiro em alta, confrontando com o cenário internacional atolado numa crise sem fim, em especial na Europa.


Compartilhe!
1714337741