Tecnologia

Lembra do carro da Apple? Ele pode chegar já em 2024

Compartilhe!

A história do iCar, o “Carro da Apple”, estava meio esquecida. Mas não é bem assim. A Apple planeja lançar o seu primeiro veículo de passageiros em 2024, recorrendo para isso à sua própria tecnologia, o que poderá reduzir radicalmente os custos das baterias para veículos elétricos.

por Marcos Cesar Silva

De acordo com a imprensa , a Apple planeja lançar o seu primeiro veículo de passageiros em 2024, recorrendo às tecnologias que dispõe, o que poderá reduzir os custos das baterias para EV, ou veículos elétricos. O projeto, já noticiado várias vezes pela gigante tecnológica americana e com o nome-código “Project Titan”, parece estar agora vendo seus esforços renovados, sendo que o desenvolvimento começou em 2014.

O veículo vai incorporar tecnologia de condução autônoma e uma bateria com desenho monocelular, que permite aumentar a capacidade de cada célula individual, aumentando o espaço disponível em cada conjunto. Isto poderá permitir incluir mais conjuntos de baterias no mesmo espaço, resultando em maior autonomia.

A Apple também está desenvolvendo uma nova mistura química para as suas baterias, recorrendo ao LFP (Fosfato de Lítio e Ferro), o que pode evitar o super-aquecimento das células, com todas as vantagens que isso implica em termos de segurança.

Durante este ano de 2020 surgiu a notícia de que a Tesla está considerando mudar também para este tipo de bateria, reduzindo a utilização de cobalto, com o objetivo de diminuir custos e aumentar a segurança.

Tal como os outros produtos de eletrônica de consumo da Apple, também a produção do Apple Car deverá ser entregue a um fabricante parceiro. O ano de 2024 é a meta, mas fontes admitem atraso até 2025, devido à inesperada situação pandêmica.

A liderança do projeto está entregue a Doug Field, antigo engenheiro de hardware da Apple, que a empresa recontratou da Tesla em 2018. 


Compartilhe!
1714321661