Carros

E o Lada Niva, acredite, vai bem, obrigado!

Compartilhe!

facebook sharing button
twitter sharing button

Lembra do Lada Niva, aquele jipinho soviético que foi vendido no Brasil no início do anos 1990? A União Soviética acabou em 1992 e logo ele desapareceu do Brasil. Desapareceu para você, fã ingrato de marcas estranhas, pois continua sendo fabricado firme e forte na Rússia. A carroceria duas portas continua sua trajetória, e agora a marca anuncia a despedida da versão de quatro portas, que não tivemos por aqui.

por Ricardo Caruso

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é LadaNiva5portas_header.jpg

Num período em que já é conhecida a intenção do fabricante da antiga “Cortina de Ferro” -hoje em dia propriedade da Renault- de lançar uma nova geração do popular jipe em 2024, a Lada anunciou o fim da produção do modelo de quatro portas para o final deste ano de 2021.

Desta forma, a Lada continuará produzindo apenas apenas o Niva de duas portas, que assim continuará em comercialização atéa chegada do sucessor.

O Lada Niva de cinco portas
O Lada Niva de quatro portas

Quanto ao quatro portas, cuja atual geração tinha como nome-código VAZ-2131 (ou Lada Niva Legend), foi uma das várias variações que surgiram no decorrer da década de 1990, isto depois que a nova geração do original duas portas foi apresentada quase 20 anos antes, no final da década de 1970.

Embora oferecendo mais espaço interno e mais espaço para as pernas dos passageiros da traseira, graças a uma distância entre-eixos maior (+50 cm), a verdade é que o Lada Niva de quatro portas acabou tendo pouco sucesso, com apenas 100 unidades produzidas desde 1993. Ou seja, uma mísera fatia dos três milhões de unidades Niva vendidas desde 1977.

A realidade demonstra que, apesar da maior versatilidade do quatro portas, a grande maioria dos clientes continuaram preferindo a mais tradicional e emblemática carroceria de duas portas, mais eficiente no fora de estrada, como também mais leve e mais econômica em termos de consumos, apesar de usarem o mesmo motor.

Apesar da maior versatilidade do cinco portas, o Lada Niva de três portas continua o campeão de vendas... e por larga margem!
Apesar da maior funcionalidade do quatro portas, o Niva de duas portas continua sendo um campeão de vendas. E por larga margem!

Todas as versões apresentam como motorização única um já veterano 1.7 de quatro cilindros com 83 cv de potência e 13 mkgf de torque, com uma caixa de câmbio manual de cinco velocidades e sistema de tração integral. Resumindo: não anda, mas também não quebra.

A Lada já havia interrompido a produção do Lada Legend de quatro portas no mês de fevereiro, retomando-a no mês seguinte. Agora, a AvtoVAZ já parou de receber encomendas nos últimos dias, e vai conseguir atender aos pedidos já recebidos do raro modelo até o final de dezembro.

O esboço conhecido que poderá dar origem ao futuro Lada Niva
O esboço conhecido, divulgado pela Renault, que poderá dar origem ao futuro Lada Niva

Compartilhe!
1714491634