Abarth 600e Scorpionissima, SUV para celebrar os 75 anos da marca
A Abarth está comemorando 75 anos, e para marcar a data revelou as primeiras imagens oficiais do novo Abarth 600e Scorpionissima, versão exclusiva para festejar em grande estilo o seu aniversário. Nada como sonhar um pouco observando as primeiras fotos do SUV pequeno Abarth 600e (mais ou menos primo do nosso Fiat Pulse), que conta com interessantes 240 cv de potência máxima e detalhes de carros de competição. Agora a Fiat divulgou uma imagem do interior do elétrico Scorpionissima.
por Marcos Cesar Silva
O Abarth é baseado no Fiat 600e kançado no ano passado. Pelas fotos, percebe-se logo que nesta versão Scorpionissima a marca deixou de lado o estilo mais contido do “irmão” 500e. Com 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,52 m de altura e 2,56 m de entre eixos, o Novo Fiat 600 é a base para este terceiro SUV da Abarth, que se junta aos Pulse Abarth e Fastback Abarth nacionais. Apenas 1949 unidades (referência ao ano de fundação da Abarth) serão produzidas
A Fiat já havia sinalizado que lançaria uma versão esportiva preparada pela Abarth do novo 600e. E aconteceu. O pequeno SUV de 240 cv de potência nasce como o carro mais potente já feito pela preparadora oficial da marca italiana. O visual bem mais agressivo logo chama atenção pela imponente entrada de ar inferior, enquanto a traseira recebeu uma enorme asa e um difusor pouco discreto no para-choque, com todo o conjunto sendo realçado pelo conjunto de rodas -aerodinâmicas- de 20 polegadas. Sem maiores dados técnicos além dos 240 cv de potência, o carro terá um diferencial autoblocante e discos de freio maiores e com superfícies de atrito ampliadas.
Na série limitada Scorpionissima, que marca o lançamento do novo elétrico da Abarth, destaca-se o painel de instrumentos enriquecido com os tradicionais grafismos Abarth. O ambiente esportivo do interior do habitáculo é conseguido pelo “escorpião” ao centro do volante com inserções em couro e Alcântara, e com pespontos esverdeados. Os bancos esportivos chamam muita atenção, com generosos apoios laterais, inspirados no mundo da competição.
A evolução a bordo compreende um multimídia NAV com tela de 10 polegadas, com capacidade para exibir gráficos específicos. Além das informações para medir o desempenho do SUV, é possível ligar ou desligar o som externo artificial, via “Sound Generator”. Esta é uma forma de dar ainda mais graçã à condução de um carro elétrico.
Da mesma forma que o 600e normal, o Abarth usa a mesma plataforma e-CMP da Stellantis, aplicada em muitos hatchs e SUVs elétricos compactos do Grupo, como Opel Corsa, Peugeot 2008 e Jeep Avenger. Mas nesse caso a Abarth elevou a temperatura, trocando o motor de 156 cv pelo de 240 cv. O 600e normal tem autonomia de 400 km, mas com maior desempenho e mais potência, isso deverá ser revisto.
O Abarth 600e Scorpionissima tem encontro marcado em Junho com os fãs da marca em junho próximo, quando será lançado. Dificilmente chegará ao Brasil, o que é uma pena, apesar de que a Stellantis chegou a noticiar que sua intenção era trazer a linha Abarth completa para o Brasil.